Noite de premiação consagra os 10 projetos vencedores do Ciclo 2009

03/12/2009 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h15

Uma grande produção marcou a cerimônia de reconhecimento e premiação de equipes inovadoras do serviço público capixaba, na noite desta quinta-feira (03). Foi a entrega do Prêmio Inoves, Ciclo 2009, que consagrou 10 equipes de servidores que desenvolvem projetos para a melhoria dos serviços prestados à população.

O evento reuniu mais de 1,2 mil pessoas e contou com a participação do governador do Estado, Paulo Hartung; do vice-governador Ricardo Ferraço; e do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, além da representativa participação do secretariado do Executivo Estadual.

Os grandes vencedores do Inoves 2009 são os projetos: Atestado de Antecedentes Online (da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social); Preços Referenciais (da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos); Programa de Preparação para a Aposentadoria (da Prefeitura Municipal da Serra); Acolhimento com Classificação de Risco (do Hospital Dório Silva); Escola em Rede: integrando saberes e fazeres (da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Clóvis Borges Miguel”).

E, ainda, a Banda Júnior da Polícia Militar (da Polícia Militar do Espírito Santo); Quarta de Encontros (da Escola Penitenciária, da Secretaria de Estado da Justiça); Sistema de Informação Unificada (da Prefeitura Municipal de Santa Teresa; Reciclales (da Assembleia Legislativa do Espírito Santo); e Uso do Lodo de Esgoto na Adubação de Fruteiras (do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, em parceria com a Companhia Espírito Santense de Saneamento - Cesan).

Emoção

A noite foi também marcada por mensagens e depoimentos de comoção e gratidão. “Estou muito emocionado. Eu imaginava ser possível unir o Espírito Santo e derrotar a desorganização e os desafios. Mas, eu pessoalmente achava um enorme desafio a gente conseguir criar um amplo movimento de mobilização do servidor público do Estado, das prefeituras, em torno da qualidade, da produtividade, da criatividade e da inovação. Esse movimento está de pé, em curso, e talvez já seja um dos mais belos exemplos de mudança do setor público brasileiro”, disse Hartung. “Por isso, a emoção é grande. Eu queria agradecer a todo mundo que está acreditando que a gente pode transformar o público numa coisa boa, de qualidade, eficiente e que orgulhe o cidadão contribuinte que paga seus impostos. Eu acredito no ditado que ‘Uma andorinha só não faz verão’. Conseguimos reunir gente de boa vontade neste Governo. O meu sonho é um só, que essas bases que nós estamos fincando no Espírito Santo permitam que cada governo que venha depois, possa fazer muitas mais, ir em frente em muitos desafios que nós ainda temos”, ressaltou o governador.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, agradeceu a todos os mais de 200 projetos inscritos e que participaram deste ciclo do prêmio. “Nem todos foram premiados hoje, mas estão todos de parabéns por terem concorrido. Essa participação é uma demonstração da dedicação e do comprometimento do servidor público capixaba com um serviço público de qualidade”, disse Oliveira.

Concorrência acirrada

O secretário destacou ainda que, a cada ano, a qualidade dos trabalhos concorrentes se eleva, o que vem tornando a escolha mais difícil. “Sei que os avaliadores tiveram muito trabalho para selecionar os projetos premiados devido à qualidade de todos eles. E isso é uma boa noticia, porque é um indicador da qualidade do serviço público que está sendo realizado em todo o Estado, e, que através desse premio ganha reconhecimento e divulgação”. “Estamos na reta final de Governo, e é hora de pensar nos legados que esse Governo vai deixar para o próximo Governo, para a administração pública e para a sociedade. Um desses legados, sem dúvida, é a política de incentivo à Inovação na Gestão Pública.

O Movimento pela Inovação se espalhou pelo setor público em todo o Estado. Essa união entre o Governo, o servidor e a sociedade é que eu chamo de ‘motor da mudança”, é a força motriz que impulsiona o processo de mudança no setor público”, finalizou Oliveira. Cada uma das 10 categorias do prêmio teve três projetos finalistas e, cada categoria, um vencedor, que foi premiado com o troféu Inoves e com a quantia de R$ 7 mil para ser aplicada no desenvolvimento do próprio projeto.

Além da premiação dos grandes vencedores, foram concedidas menções especiais temáticas a projetos, pessoas e organizações que se destacaram nesta edição do prêmio, pela prática de atividades relacionadas a questões consideradas relevantes, com base na proposta do Inoves.