Noite de premiação do Inoves consagra servidores que fazem a diferença no serviço público capixaba.

02/12/2011 07h23 - Atualizado em 05/11/2018 17h14

A noite desta quinta-feira (01) foi marcada pelo reconhecimento às equipes de servidores inovadores do Estado do Espírito Santo. Oito projetos foram os grandes vencedores do Ciclo 2011 do Prêmio e receberam o troféu Inoves e a quantia de R$ 15 mil. O evento de premiação, realizado no Centro de Convenções de Vitória, foi prestigiado por autoridades do Executivo Estadual e Municipal.

Os grandes vencedores do Ciclo 2011 do Inoves, foram os projetos: “Central de Alvarás”, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); “Mais Com Menos - Controle e Eficiência do Gasto”, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger); “Bandes Viva Bem”, do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes); “Faça Fácil - Unidade Cariacica”, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger); “Fique Legal”, da Prefeitura Municipal de Cariacica;” Iconha - Plantando Sonhos e Modificando a Realidade dos Agricultores”, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); “Orçamento Participativo de Cariacica”, da Prefeitura de Cariacica; e “Infopen-ES – Módulo de Movimentação Jurídico Prisional”, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O governador Renato Casagrande parabenizou a todos os ganhadores e disse que o Inoves, realizado no Espírito Santo, “é com certeza o melhor prêmio do País.

O prêmio conquistou o envolvimento efetivo dos servidores. Há um incentivo para que as pessoas sejam inovadoras no local em que estão prestando seus serviços. As pessoas estão buscando enfrentar os desafios”, disse o governador. Casagrande falou também dos desafios que o Governo tem pela frente. “Como governador do Estado sei o quanto nós fizemos até agora, chegando próximo a um ano do nosso governo, sei do empenho de cada um de vocês ao longo dos anos.

Ficamos orgulhosos do que conquistamos, mas somos realistas do que ainda temos que avançar. O povo cobra cada vez mais dos representantes eleitos, mas também do servidor público. E a primeira tarefa da inovação é ganhar credibilidade e ter o respeito da população capixaba”, ressaltou. “Inovação é ser criativo, é usar a tecnologia com conteúdo a serviço da população, ter capacidade de integração, por isso precisamos jogar luz nas boas iniciativas e, graças a vocês, são muitas iniciativas boas. O que eu desejo é que possamos dar cada vez mais qualidade de vida e dignidade para a população capixaba”, finalizou o governador.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior, disse que o Inoves já é tradição no serviço público capixaba, “e a cada ano que passa ele mostra que está mais vivo”, disse. “Nós começamos em 2005 com pouco mais de 40 projetos e neste ano tivemos 228 inscritos. A inovação já está no dia a dia do servidor público capixaba. E todos que estão aqui hoje têm uma parcela de contribuição no sucesso desse prêmio”, agradeceu. O secretário falou das visitas que já fez a alguns projetos vencedores do Inoves. “Eu já visitei alguns trabalhos e sempre fico emocionado com o trabalho que esses servidores estão fazendo. Neste momento a gente vê que vale a pena se dedicar por um serviço público cada vez melhor e de qualidade para nossa população”, ressaltou Heraclito.

Menções

Além da premiação dos oito grandes vencedores, alguns projetos, organizações e pessoas também foram reconhecidos com menções especiais de destaque. Foram agraciados os que se destacaram nesta edição do prêmio pelo desenvolvimento de atividades relacionadas a questões consideradas relevantes, com base na proposta do Inoves. A menção Destaque Inovação na Gestão Legislativa foi concedida ao projeto “Escolas na Assembleia Legislativa”; a menção Destaque Inovação na Gestão Municipal (Região Centro-Norte) foi concedida ao projeto “Produção Coletiva do Livro Didático de Colatina”, da Prefeitura de Colatina; a menção Destaque Inovação na Gestão Municipal (Região Metropolitana) foi concedida ao projeto “Cariacica em Ação”, da Prefeitura de Cariacica; a menção Destaque Inovação na Gestão Municipal – (Região Norte), foi concedida ao projeto: “Hortão Municipal “Romildo Carletto” - Quebrando Paradigmas”, da Prefeitura de Montanha; a menção Destaque Inovação Na Gestão Municipal - Região Serrana, foi concedida ao projeto “Leite Com Técnica”, da Prefeitura de Santa Teresa; e a menção Destaque Inovação na Gestão Municipal - Região Sul, foi concedida ao projeto “Coleta Cidadã”, da Prefeitura de Anchieta. Também foram concedidas as menções Destaque Inovação Tecnológica ao projeto “Reaproveitamento Sustentável de Hardware com Apoio Pedagógico”, da Escola Estadual Gomes Cardim; Destaque Melhoria da Qualidade de Vida, ao projeto “Programa de Reabilitação à Saúde do Toxicômano e Alcoolista – Presta”, do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM); e o Destaque Parceria, ao projeto “Rede Cidadã”, do Ministério Público do Espírito Santo. Dois servidores foram destaque no Ciclo 2011 e, pela atuação de forma particularmente empreendedora na condução do trabalho, foram indicados pela Banca Examinadora do Inoves e receberam a Menção Atitudes Empreendedoras. São eles: o servidor Fábio Lopes Dalbom, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), responsável pelo projeto “Iconha: Plantando Sonhos e Modificando a Realidade dos Agricultores”, vencedor na categoria Inclusão Social. E o servidor desembargador Samuel Meira Brasil Jr, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, que é coordenador de dois projetos inscritos no Ciclo 2011 do Inoves.

Inoves

O Ciclo 2011 do Inoves é a sétima edição do prêmio, que reconhece a inovação na gestão pública do Estado. Neste ano, foram inscritos 228 trabalhos e, destes, 134 projetos foram classificados como semifinalistas. O Prêmio Inoves tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura empreendedora de gestão da administração pública no Estado, reconhecendo equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores e de excelência no serviço público capixaba, beneficiando a população com serviços de qualidade.