Novo recorde: 228 projetos concorrem ao Prêmio Inoves, Ciclo 2011.
Superando as últimas edições, o Ciclo 2011 do Prêmio Inoves encerrou as inscrições com um novo recorde: foram inscritos 228 trabalhos, que disputam o prêmio de R$ 15 mil. O número ultrapassou em 8% o total de 2010, que foi de 211 trabalhos. Os projetos seguem para a próxima etapa da disputa que é o período de avaliação, até a indicação dos trabalhos semifinalistas e finalistas.
Para o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, mais do que números, o que chama atenção é a diversidade dos projetos inscritos. “A maioria são trabalhos novos, que nunca participaram e, além disso, a participação não ficou restrita ao Governo do Estado. Conseguimos sensibilizar servidores do Legislativo, do Judiciário e, principalmente, dos municípios”, contou.
Finalizada a etapa de inscrição, o Inoves inicia o processo de avaliação dos 228 projetos inscritos que começa com a análise de elegibilidade. Nessa fase, os trabalhos inscritos passam pelo processo de verificação dos itens necessários para que o trabalho seja considerado “elegível”, ou seja, o projeto atende aos requisitos básicos do regulamento para que possa ser encaminhado para análise técnica. Em seguida, os trabalhos começam a ser analisados pela Banca Examinadora do Inoves, resultando na definição dos semifinalistas e, posteriormente, dos finalistas e vencedores.
Como critérios de avaliação, são observados: a relevância social do tema e do objetivo; o caráter inovador; a efetividade dos resultados; a possibilidade de multiplicação; o desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e a relação custo-benefício. Os projetos concorrem em oito categorias, conforme o tema e a abordagem dos trabalhos.
As categorias são: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. No total, serão oito equipes premiadas, sendo uma em cada categoria do Inoves. Cada uma delas receberá o troféu Inoves, além da quantia de R$ 15 mil para aplicar na melhoria e desenvolvimento do projeto. Também podem ser reconhecidos, com menções especiais, projetos, organizações e pessoas que se destacarem no Ciclo 2011 pelo desenvolvimento de práticas inovadoras de gestão. A cerimônia de premiação acontece no dia 1º de dezembro, quando serão revelados os projetos finalistas em cada categoria e os grandes vencedores.
Calendário do Ciclo 2011 do Inoves: - Etapa I - Inscrição: 25/05 a 31/07/2011 - Etapa II - Análise de Elegibilidade das Candidaturas: 01/08 a 12/08/2011 - Etapa III - Análise Técnica dos Relatórios de Gestão: 15/08 a 07/10/2011 - Etapa IV - Visita aos Projetos Habilitados: 10/10 a 18/11/2011 - Etapa V - Indicação dos Projetos Classificados para Premiação e Reconhecimento: 21/11 a 25/11/2011 - Etapa VI - Premiação e Reconhecimento dos Projetos Vencedores: 01/12/2011