Palestra aborda criatividade e inovação para a solução de problemas

10/09/2015 07h30 - Atualizado em 05/11/2018 17h11

A aplicação da criatividade na resolução de problemas será tema de uma palestra promovida pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), no dia 18 de setembro.

O encontro, que ocorrerá no auditório da instituição a partir das 14 horas, tem o objetivo de ser um estímulo aos participantes para o desenvolvimento de novas ideias. Os profissionais interessados em participar podem fazer a inscrição até o próximo dia 16.

O momento será comandado pelo presidente da Organização Não Governamental (ONG) Fundação Brasil Criativo, Fernando Viana. O palestrante pretende envolver os servidores de maneira agradável e interativa, de modo que eles consigam entender os conceitos de pensamento divergente e convergente que, quando usados simultaneamente, permitem pensar de forma criativa.

“A solução criativa de problemas mostra que é possível olhar para as mesmas coisas e enxergar novas possibilidades, formas e outras maneiras de agir no ambiente de trabalho. Em outras palavras, mostra que a maioria dos problemas não possui uma única e exclusiva solução, mas sim que é possível abrir um leque de possibilidades e buscar escolher a melhor de todas para aquela situação”, disse Fernando Viana.

A atividade faz parte da capacitação para a inovação desenvolvida pela Esesp, que está relacionada ao programa Inoves e é dividida nas seguintes ações: “Inovação na Gestão Pública”, “Inovar para Crescer” e “Espaço de Compartilhamento”.  De acordo com a Diretoria da Escola, a palestra integra esta última ação. Para a sua realização, servidores que já participaram da formação serão convidados para discutir as possibilidades de aplicação das suas ideias.

Para participar, os servidores estaduais devem procurar o setor de Recursos Humanos do órgão onde atuam e fazer a solicitação. Já no caso dos municipais, preencher a ficha de inscrição disponível no site da Esesp e enviá-la por e-mail para o endereço gese@esesp.es.gov.br ou por fax, no número 3636-6721.

Agenda

Além da palestra, também há cursos que ainda estão com inscrições abertas e serão oferecidos durante o mês de setembro. Dentre eles, Oratória; Direito Ambiental; Acesso à Informação: uma nova cultura no serviço público, e outros.

Para saber mais detalhes sobre a agenda de cursos, acesse o site www.esesp.es.gov.br, vá até a listagem disponível no lado esquerdo da página e clique no menu ‘Agenda de Cursos’. Depois, basta selecionar o cronograma do mês desejado.

Serviço:
Palestra Solução Criativa de Problemas – o caminho assertivo para a inovação
Data: 18 de setembro
Local: Auditório da Esesp
Inscrições: de 04 a 16 de setembro

Fernando Viana

O palestrante Fernando Viana possui certificação na Metodologia Resolução Criativa de Problemas (CPS) pelo Instituto Latino-Americano de Criatividade e Estratégia – Ilace (1998), São Paulo; e Creative Education Foundation – Buffalo – New York – USA (2000) e Formação em Consultoria Interna. Recebeu em 1998 o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos/Nacional pelo trabalho desenvolvido no ‘Projeto Criatividade não é dom’. Ele também é autor do livro ‘Espiral Criativa’.