Prêmio Inoves consagra vencedores do Ciclo 2012 em noite de emoção

22/12/2012 06h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h13

O Governo do Espírito Santo consagrou, na noite desta quinta-feira (06), os oito projetos vencedores do Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves). A cerimônia de premiação do Ciclo 2012 premiou trabalhos inovadores desenvolvidos pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesa), da Educação (Sedu), da Justiça (Sejus), de Controle e Transparência (Secont), além do Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), da Polícia Militar e das prefeituras de Vila Velha e Pinheiros. Além da premiação dos projetos vencedores nas categorias, foram reconhecidas 10 iniciativas, duas organizações e duas servidoras públicas com menções especiais de destaque.

Numa solenidade marcada pela emoção, mais de 1,3 mil pessoas – entre servidores públicos, autoridades e convidados representantes da sociedade – prestigiaram equipes de profissionais que estão fazendo a diferença no serviço público capixaba. Com muita expectativa e em clima de confraternização, os participantes comemoraram a premiação dos vencedores e homenagearam todos os projetos concorrentes. Estiveram presentes na cerimônia, no Centro de Convenções de Vitória, o governador Renato Casagrande, o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Alcio de Araújo, além de prefeitos e demais representantes do Legislativo e do Judiciário capixaba.

Emoção

A cerimônia de premiação do Inoves, que já faz parte do calendário dos grandes eventos do setor público nacional, foi permeada por apresentações artísticas e contou com a participação de cantores, músicos e bailarinos. Os ambientes, a estrutura e a dinâmica do evento recriaram uma grande cidade noturna que parecia ter saído de uma história em quadrinhos. Em meio a efeitos especiais, a atuação dos super-heróis da “Liga da Inovação” foi um dos grandes destaques. A cantora Alessandra Rangel também marcou sua já tradicional presença executando a canção “Gente que Inova”, tema do Prêmio Inoves, além de atuar em mais duas outras performances musicais, elaboradas exclusivamente para a cerimônia. A cantora e sua banda interpretaram, ainda, 22 músicas com temas de super-heróis, homenageando cada entrega. O hino nacional brasileiro foi executado pela Dias Jazz Band, em formato tradicional e revigorado com acordes jazzísticos. A evolução da solenidade se deu com a tradicional abertura dos envelopes, conduzida pelo coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima e pelos mestres de cerimônia, Vanessa Endringer e Marcos Wyatt.

O governador Renato Casagrande destacou a importância das práticas inovadoras de gestão, desenvolvidas pelos servidores públicos do Estado, e o reconhecimento do Governo aos premiados. “Estamos aqui para celebrar as ações de inovação, mas, ao mesmo tempo, para reafirmar o nosso compromisso de ampliar as oportunidades para os capixabas se desenvolverem e prosperarem. O servidor motivado trabalha com mais eficiência e amplia a capacidade de o Governo produzir felicidade para as pessoas”, afirmou. Em seu discurso, o secretário Alcio de Araújo, enfatizou a importância do Inoves para a melhoria da gestão pública capixaba. “Neste ano, são mais de 230 concorrentes e foram necessárias mais de 1.600 horas de avaliação para chegarmos aos oito projetos vencedores, tamanha é a qualidade dos trabalhos apresentados.

Apenas alguns trabalhos serão premiados, mas para todos fica um grande prêmio, ao participar do Inoves: o conhecimento”. Além do troféu Inoves e do certificado de reconhecimento e premiação, as equipes vencedoras nas categorias do Prêmio recebem kit de equipamentos de informática composto de desktops, notebooks e tablets no valor de R$ 15 mil.

As iniciativas premiadas também são contempladas com outdoor contendo foto da equipe, situado em local próximo à unidade onde a coordenação do trabalho atua, e matéria sobre o projeto, publicada na Revista Inoves, Ciclo 2012.

Os projetos, organizações e pessoas contemplados com menções especiais de destaque também são divulgados na Revista Inoves, que tem circulação nacional. Todos os projetos inscritos recebem, ao final do processo, certificado de participação contendo o resultado da avaliação do trabalho. Confira os projetos vencedores em cada uma das oito categorias do Prêmio Inoves. - Desburocratização: “Desburocratização da Informação Socioeducativa”, do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases); - Uso Eficiente dos Recursos Públicos: “Policiamento Ambiental Eficiente”, da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo; - Valorização do Servidor: “Bônus Desempenho”, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu); - Atendimento ao Cidadão: “Cemas – Estratégia Inovadora na Gestão da Saúde”, da Prefeitura Municipal de Vila Velha; - Inclusão Social: “Cirurgias de Escoliose”, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); - Resultados para a Sociedade: “Programa Jovens Empreendedores”, da Prefeitura Municipal de Pinheiros. - Participação e Controle Social: “Selo Social”, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); - Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação: “Observatório da Despesa Pública do Estado do Espírito Santo”, da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont);

Menções Especiais

Durante a cerimônia, também foram concedidas 14 menções especiais a projetos, organizações e pessoas que se destacaram no Ciclo 2012 do Inoves. Confira a lista dos reconhecidos com esses destaques. Destaques Temáticos - Parceria “Jovens de Atitude”, da Prefeitura Municipal de Castelo e Conselho Interativo de Segurança Pública de Castelo; - Inovação na Gestão Legislativa “Deputado Jovem”, da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales); - Gestão da Saúde e Promoção da Vida Humana “Programa Mais Vida”, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); - Práticas Sustentáveis “Lixo Extraordinário: Uma Releitura da Obra de Vik Muniz”, da Escola Municipal Agrícola / Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio; - Desenvolvimento Psicossocial “Tocando os Estribos: Terapia Assistida por Equinos”, do Regimento de Polícia Montada / Polícia Militar do Espírito Santo – PMES. Destaque Inovação na Gestão Municipal - Região Metropolitana “Praia Legal”, da Prefeitura Municipal de Vila Velha; - Região: Centro-Norte “Xadrez Adaptado: “Mãos que Enxergam”, da Prefeitura Municipal de Colatina; - Região Norte “Promet – Programa Municipal De Educação Tributária”, da Prefeitura Municipal de Pinheiros; - Região Serrana “Pequenos Produtores, Grandes Sucessos”, da Prefeitura Municipal de Brejetuba; - Região Sul “Parceria Saudável: Unindo Forças em Prol do Cidadão”, da Prefeitura Municipal de Guaçuí. Destaque Participação Secretaria de Estado da Educação (Sedu) Destaque Participação Municipal Prefeitura Municipal de Vitória Destaque Ricardo de Oliveira - Atitudes Empreendedoras - Josidéia Barreto Mendonça, servidora da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES); - Schirley Aparecida Costalonga Moreira, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O Inoves

Criado em 2005 pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Inoves tem como principal objetivo consolidar uma cultura empreendedora de gestão no contexto do serviço público capixaba. Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, o Inoves é um programa que estimula, orienta e reconhece equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores no contexto da gestão pública capixaba, produzindo resultados que melhoram a qualidade de vida da sociedade.

O Ciclo 2012 é a oitava edição do prêmio, que reconhece a inovação na gestão pública do Estado. Participam do Inoves projetos desenvolvidos por equipes de trabalho no contexto do serviço público estadual e municipal, dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, e do Ministério Público do Espírito Santo. O Prêmio Inoves já se tornou referência nacional. Desde 2005, primeiro ano de premiação, mais de 1000 projetos foram inscritos e, destes, mais de 100 já foram premiados e ganharam destaque no Estado e no país. Hoje, o Inoves representa muito mais que um prêmio. É um processo transformador que movimenta servidores de todas as áreas do setor público na busca pela modernização da administração pública no Espírito Santo, por meio do estímulo à inovação aplicada às práticas de gestão.