Prêmio Inoves é apresentado em fórum nacional.

24/10/2006 21h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h42

O Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves) foi apresentado ontem (24), durante o XXXV Fórum Nacional dos Programas Estaduais de Qualidade, Produtividade e Competividade, na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

O Fórum reune, a cada dois meses, os coordenadores de programas setoriais e estaduais de qualidade, produtividade e competitividade de todo o país com objetivo de discutir as diretrizes para esses programas, bem como intercambiar informações e experiência na área. Pela primeira vez, o Fórum Nacional de QPC acontece o Espírito Santo e o Prêmio Inoves foi convidado para ser apresentado aos participantes, compondo a pauta do encontro. A exposição sobre o Inoves complementou as informações a respeito do COMPETE-ES (Programa para Incremento à Competitividade Sitêmica do Espírito Santo), apresentado pela coordenadora Sônia Coelho, da Sedetur.

Durante a exposição, o coordenador do prêmio, Manoel Carlos Rocha Lima falou sobre a concepção do Inoves, objetivos, estratégia e resultados já alcançados nos ciclos 2005 e 2006, e distribuiu material promocional do prêmio. De acordo com Manoel Lima, “o Inoves foi bastante elogiado pelos membros da reunião não apenas como processo de reconhecimento, mas especialmente, como estratégia de mobilização das equipes de trabalho para a melhoria da qualidade da gestão pública, estimulando os servidores a participarem desse processo de transformação gerencial da administração pública".

O Inoves tem como objetivo principal estimular a modernização da administração pública, reconhecendo formalmente os resultados alcançados por projetos desenvolvidos por equipes de trabalho, no contexto do serviço público estadual e municipal, que caracterizem práticas inovadoras de gestão. Entende-se por prática inovadora de gestão toda iniciativa ou ação organizacional direcionada à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

O Inoves é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), que cuida do processo de avaliação e reconhecimento dos projetos candidatos. Foram inscritos 66 projetos no ciclo 2006 do Inoves, o que representa um aumento superior a 50% em relação a 2005, que recebeu 42 inscrições.