Prêmio Inoves é destaque no I Encontro do Fesmad.

06/06/2011 07h08 - Atualizado em 05/11/2018 17h14

O Prêmio Inoves foi um dos destaques da programação do I Encontro do Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Espírito Santo (Fesmad). O evento reuniu, nos dias 03 e 04/06, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, secretários municipais de Administração e o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, para a discussão e o compartilhamento de ideias com foco na melhoria da gestão pública.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, José Eduardo Faria de Azevedo, falou, na abertura do I Encontro do Fesmad sobre a importância de integrar as ações entre as esferas de governo e entre as municipalidades.“Temos que seguir na construção de uma boa agenda entre os governos Federal, Estadual e Municipal e o trabalho da área administrativa é fundamental para o avanço da gestão pública e para a consolidação de uma agenda de Governo eficiente”, disse.

Aproveitando a participação de servidores e gestores dos municípios capixabas, o secretário apresentou o mapa estratégico do Governo do Espírito Santo e suas premissas de atuação: responsabilidade fiscal e administrativa, governança e gestão transparente. “A partir dessas premissas nos organizamos em eixos e, um deles, é o da ‘Melhoria da Gestão Pública e Valorização do Servidor’ que envolve diretamente o trabalho da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e, com isso, o trabalho de vocês, nos municípios”, ressaltou.

Na programação, foram incluídas exposições de cases do Governo do Estado e de municípios. A Seger apresentou um painel de projetos, programas e ações que podem contribuir para o desenvolvimento da gestão nos municípios.

Foram apresentados sete projetos e dois cases de trabalhos desenvolvidos pela Seger que se relacionam com questões que afetam os municípios e podem trazer soluções importantes para os problemas enfrentados pelos secretários.

Entre os cases apresentados, o destaque foi o Prêmio Inoves como um instrumento de estímulo ao desenvolvimento de práticas empreendedoras no contexto do serviço público municipal. Foram enfatizadas as novidades do Ciclo 2011 e as orientações para candidatura.

Um dos diferenciais desta edição é a criação de uma modalidade de reconhecimento específica para projetos de inovação na gestão municipal, que premia as melhores iniciativas por região do Estado.

O coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, durante a apresentação, chamou a atenção para a importância da participação dos servidores municipais e solicitou o apoio dos gestores para a divulgação do Inoves em todas as regiões do Estado. “Essa nova possibilidade de reconhecimento, específica para os municípios, visa a fomentar a inovação e o empreendedorismo no contexto da gestão municipal, além de incrementar a participação das prefeituras e entidades vinculadas no prêmio”.

Os secretários participantes receberam kits de materiais promocionais para a divulgação do Inoves em suas cidades.

Fesmad

O Fesmad foi instituído em dezembro de 2010, a partir do Conselho Estadual de Secretários de Gestão (Cesg), projeto criado pela Seger para a integração entre Estado e municípios. Conforme salientou o secretário de Administração de Vila Velha e presidente do Fesmad, Evilásio de Angelo, a mudança de característica da entidade, de “conselho” para “fórum visa a dar um formato de instituição ao debate e garantir maior comprometimento dos municípios, que passam a ser responsáveis por sua realização.

O Fesmad é uma associação civil, sem fins econômicos, com sede e foro no município de Vitória, com o objetivo de congregar as secretarias municipais de Administração e a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), com vistas ao aperfeiçoamento e ao fortalecimento de uma política de gestão, envolvendo os recursos humanos, a gestão de contratos, a modernização administrativa, dentre outras atividades.

Inoves

O Prêmio Inoves tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura empreendedora de gestão da administração pública no Estado, reconhecendo equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores e de excelência no serviço público capixaba, beneficiando a população com serviços de qualidade. O Inoves já se tornou referência nacional.

Desde 2005, primeiro ano de premiação, mais de 800 projetos já foram inscritos e destes mais de 80 já foram premiados. As inscrições para o Ciclo 2011estão abertas até o dia 24/07, exclusivamente por meio deste site. Maiores informações e orientações técnicas poderão ser obtidas junto à Coordenação Executiva do Inoves.