Prêmio Inoves entrega equipamentos à equipe do Faça Fácil Cariacica

22/04/2013 14h15 - Atualizado em 05/11/2018 17h13

A equipe do Faça Fácil Cariacica recebeu, na manhã desta segunda-feira (22), os equipamentos pela vitória na categoria “Atendimento ao Cidadão” do Prêmio Inoves. A entrega foi realizada na sede administrativa da Rede Faça Fácil, em Vitória, e contou com a participação do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Aminthas Loureiro Júnior.

Entre os equipamentos solicitados pela equipe vencedora do Ciclo 2011 estavam computadores, tablets e aparelhos eletrônicos que servirão para melhorar ainda mais o serviço na unidade. Para a gerente da Rede Faça Fácil, Miriam Cardoso, o reconhecimento é um estímulo para a manutenção do alto padrão de qualidade – aprovado por 98% dos usuários. “Este importante prêmio é, antes de tudo, um reconhecimento ao trabalho dos funcionários públicos empenhados em garantir o bem estar da população capixaba. Os servidores têm orgulho de falar deste prêmio e isso nos incentiva a continuar melhorando sempre o atendimento, dando o retorno que os capixabas precisam”, enfatizou Miriam.

Curiosamente, um termômetro eletrônico foi solicitado pela equipe e entregue nesta segunda-feira. O aparelho servirá para monitorar se os equipamentos de ar condicionado estão regulados na temperatura considerada ideal para o conforto da população. A preocupação com tantos detalhes, destaca o secretário Aminthas, comprova a qualidade do serviço ofertado. “É importante destacar que o Faça Fácil Cariacica representa, efetivamente, uma inovação que resulta na excelência do atendimento à população capixaba. A unidade leva acesso a serviços fundamentais, com agilidade e eficiência. E este mesmo modelo nós levaremos para o interior do Espírito Santo, por meio do projeto de ampliação da Rede Faça Fácil”, adiantou Aminthas.

Neste ano, o Governo do Espírito Santo deu início aos processos para efetivar uma Parceria Público-Privada para expansão da Rede Faça Fácil. O modelo de parceria garante maior celeridade na gestão da unidade, com atualização contínua de ferramentas tecnológicas e procedimentos administrativos. A meta é chegar ao final de 2014 com mais três unidades fixas em funcionamento nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Serra e Colatina, além de duas unidades móveis.

Atendimento

O Faça Fácil Cariacica registrou um novo recorde neste ano: com 10.212 atendimentos realizados no dia 09 de abril, a unidade superou em 16% a marca anterior, de 8.781 atendimentos, registrada em 2012. A emissão de segunda via do carnê de IPTU da Prefeitura de Cariacica, a solicitação de Seguro Desemprego, juntamente aos pagamentos realizados no Banesfácil, lideraram os serviços mais procurados na unidade. “Apesar do aumento no fluxo de usuários, o padrão de qualidade dos atendimentos foi mantido. Temos uma preocupação contínua na adoção de procedimentos de gestão da unidade para permitir que consigamos manter os níveis de satisfação”, garante a gerente da Rede Faça Fácil, Miriam Cardoso.

Inaugurado em setembro de 2010 no município de Cariacica, o Faça Fácil realizou mais de dois milhões de atendimentos, com 98% de aprovação dos usuários – avaliação feita de forma eletrônica logo após o término do atendimento. A unidade concentra mais de 400 serviços em um só lugar. O Faça Fácil Cariacica, localizado ao lado do Terminal de Campo Grande, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e das 8 às 13 horas aos sábados.

Premiação

De acordo com o regulamento do Ciclo 2011, os projetos vencedores nas categorias da edição são premiados com o Troféu Inoves, além de produtos e/ou serviços no valor equivalente a R$ 15 mil, destinados à utilização no projeto, iniciativa ou unidade premiada, ou, ainda, à qualificação das pessoas envolvidas com o trabalho. O regulamento estabelece, ainda, que a indicação dos produtos e/ou serviços é efetuada pelas equipes responsáveis pelos projetos vencedores em cada uma das categorias, e estão sujeitas à aprovação da Coordenação do Inoves, em função da adequação e legalidade da solicitação.

As aquisições são feitas pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, conforme as especificações das equipes premiadas, tendo como referência o valor estabelecido para a premiação. O Troféu Inoves e o certificado de reconhecimento são entregues na cerimônia de premiação, quando as equipes vencedoras são reveladas.

Os produtos e serviços indicados pelas equipes campeãs são adquiridos e entregues após o evento de premiação, de acordo com calendário estabelecido com base no processo licitatório. As entregas são realizadas pelo secretário da Seger, juntamente com a coordenação do Inoves, em visita ao local onde as iniciativas se situam. A partir do Ciclo 2012, a premiação passou a ser representada por Troféu Inoves e kit de equipamentos de informática composto de desktops, notebooks e tablets no valor máximo de R$ 15 mil, que serão conferidos a cada uma das equipes consideradas vencedoras nas categorias do Prêmio.

O Inoves

Criado em 2005 pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Inoves tem como principal objetivo consolidar uma cultura empreendedora de gestão no contexto do serviço público capixaba. Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, o Inoves é um programa que estimula, orienta e reconhece equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores no contexto da gestão pública capixaba, produzindo resultados que melhoram a qualidade de vida da sociedade.

Atualmente, Inoves acumula 1.283 projetos inscritos, 137 premiados e 12 mil horas de avaliação. A equipe coordenadora do Inoves possui apenas três servidores, mas estes já auxiliaram na criação de outros oito prêmios de incentivo à inovação, entre eles, os criados pelos Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O programa capixaba é referência nacional no tema inovação na gestão pública. Considerado por especialistas como um processo transformador, o Inoves movimenta servidores de todas as áreas do setor público na busca pela modernização da administração pública no Espírito Santo, por meio do estímulo à inovação aplicada às práticas de gestão.