Prêmio Inoves tem mais de 50 projetos inscritos.
Mais de 50 projetos estão inscritos para o Prêmio Inovação da Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves), criado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). “Ainda há tempo de concorrer. As inscrições vão até esta sexta-feira (15)”, informou o coordenador executivo do Prêmio, Manoel Carlos Rocha Lima. O número de projetos inscritos já é maior que em 2005, quando concorreram 42 trabalhos.
Segundo o coordenador, a banca examinadora já está se preparando para o processo de avaliação dos projetos, que começa na próxima segunda-feira (18). “Até o dia 20 de outubro faremos a análise dos relatórios enviados pelos participantes e, no período de 23 de outubro a 10 de novembro, visitaremos os projetos habilitados para a constatação de evidências objetivas e verificação de tópicos específicos, selecionados pelos avaliadores”, explicou Manoel.
Para concorrer ao Prêmio Inoves a equipe responsável pelo projeto deve enviar a ficha de inscrição preenchida, junto com o relatório de gestão, para o site www.inoves.es.gov.br. Informações, com a coordenação do Inoves, no telefone (27) 3381-3245.
O Prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo (Inoves) tem como objetivo principal estimular a modernização da administração pública, reconhecendo formalmente os resultados alcançados por projetos desenvolvidos por equipes de trabalho, no contexto do serviço público estadual e municipal, que caracterizem práticas inovadoras de gestão. Entende-se por prática inovadora de gestão toda iniciativa ou ação organizacional direcionada à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.
O Inoves é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), que cuida do processo de avaliação e reconhecimento dos projetos candidatos. Os projetos candidatos ao Inoves devem qualificar-se em uma das categorias:
“Modernização da Gestão Pública” e “Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação”. Deverão submeter-se à categoria “Modernização da Gestão Pública”, trabalhos que se qualifiquem em um dos temas a seguir:
1. Desburocratização e Uso Eficiente dos Recursos Públicos – ações que promovam a racionalização dos processos de trabalho e a melhoria da utilização dos recursos, visando à maior agilidade e eficácia na administração pública;
2. Valorização do Servidor – ações direcionadas ao desenvolvimento do processo de gestão de pessoas, melhoria da qualidade de vida no trabalho e valorização pessoal e profissional do servidor público;
3. Atendimento ao Cidadão – ações que priorizem a melhoria da qualidade do serviço prestado diretamente ao cidadão, favorecendo a relação entre administração pública e sociedade;
4. Resultados para a Sociedade – ações que promovam a disponibilização de serviços que causem impactos positivos e significativos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Deverão submeter-se à categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação trabalhos que se qualifiquem em um dos temas a seguir:
1. Infra-estrutura – ações direcionadas à melhoria, padronização e ampliação dos recursos básicos de Tecnologias da Informação e Comunicação no Estado e à certificação digital;
2. Transações Internas – ações voltadas para o desenvolvimento e integração de Processos e Sistemas de Informação Intersetoriais;
3. Transações para a Sociedade – ações que visem à expansão da oferta de serviços eletrônicos aos cidadãos, servidores, fornecedores e outros níveis de governo e à transparência na tramitação de processos e solicitações;
4. Inclusão Digital – ações orientadas à capacitação da sociedade, preparando pessoas para o exercício efetivo da sua cidadania, por meio do uso de recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação.