Primeira etapa de avaliação do Ciclo 2013 é encerrada e 225 projetos disputam o Prêmio Inoves

14/08/2013 07h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h13

A disputa pelo Ciclo 2013 do Prêmio Inoves começou acirrada. A coordenação do Prêmio concluiu a Análise de Elegibilidade e dos 238 projetos inscritos, 225 seguem para as próximas etapas de avaliação. De acordo com a coordenação do Inoves, esta análise é a primeira etapa em que os trabalhos passam pelo processo de verificação dos requisitos necessários para permanecer na disputa.

Conforme estabelece o regulamento do prêmio, para concorrer ao Inoves o projeto deve ter pelo menos seis meses de implantação no contexto do serviço público, apresentar resultados decorrentes de práticas inovadoras de gestão que sejam verificáveis por meio de evidências, ser desenvolvido por equipes compostas de, no mínimo, dois e, no máximo, oito servidores públicos e não ter sido premiado na edição anterior.

“É nesta etapa que nós avaliamos se todos os projetos inscritos atendem aos critérios necessários para continuar na disputa, conforme estabelece o regulamento do Prêmio. As equipes que não conseguiram passar para a etapa seguinte de avaliação, podem se aprimorar e inscrever os projetos no próximo ano”, declarou o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima.

Ainda de acordo com o coordenador do Prêmio Inoves, assim como nas edições anteriores, todas as categorias do Ciclo 2013 estão bastante concorridas, mas a categoria em que a disputa está mais acirrada é “Resultados para Sociedade”.

“Todas as nossas categorias estão sendo muito bem disputadas, mas ‘Resultados para a Sociedade’, que é o tema mais disputado de todas as edições, está ainda mais concorrido neste ano. Isso demonstra que os servidores estão cada vez mais se aperfeiçoando para atender bem ao cidadão”, constata.

Avaliação

Como critérios de avaliação são observados a relevância social do tema e do objetivo, o caráter inovador, a efetividade dos resultados, a possibilidade de multiplicação, o desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público ou privado e a relação custo-benefício.

A coordenação do prêmio já está iniciando os preparativos para dar continuidade ao processo de avaliação. Na próxima fase, será feita a avaliação técnica dos relatórios de gestão dos projetos concorrentes. Essa avaliação, composta de análise individual e por consenso, é desenvolvida pelos profissionais que compõem a Banca Examinadora do Inoves. O trabalho dos avaliadores terá início em setembro e se encerrará em novembro, com a divulgação dos semifinalistas.

Os projetos estão concorrendo nas oito categorias do prêmio, conforme o tema e a abordagem dos trabalhos. As categorias são: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Ciclo 2013

O Ciclo 2013 do Prêmio Inoves irá premiar oito trabalhos que apresentarem resultados mais expressivos, alcançados por meio de práticas inovadoras de gestão, caracterizados por pontuação mais elevada em cada uma das categorias do prêmio. Além do troféu Inoves, as equipes responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias recebem certificado de reconhecimento e premiação e kit de equipamentos de informática com de desktop, notebook e tablet, no valor máximo de R$ 15 mil.

A foto da equipe vencedora será estampada em outdoor situado em local próximo à unidade onde a coordenação do trabalho atua e também serão publicadas matérias sobre o projeto na Revista Inoves Ciclo 2013, que circula em todo o País.

Os projetos inscritos também podem ser reconhecidos com menções especiais, que são oferecidas a projetos, pessoas e organizações que se destacam no ciclo. Algumas menções são reservadas exclusivamente para projetos de prefeituras e organizações vinculadas que estão inovando na gestão municipal.

Todos os projetos inscritos recebem, ao final do processo, certificado de participação contendo o resultado da avaliação do trabalho.