Processo de avaliação dos projetos concorrentes ao Ciclo 2007 está na reta final.

31/10/2007 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h17

O processo de avaliação dos relatórios de gestão dos projetos que concorrem ao Ciclo 2007 do Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves) está na reta final.

Após as análises de elegibilidade e as avaliações técnicas individuais e de consenso em grupo, chegou a hora dos examinadores conhecerem ‘in loco’ o desenvolvimento de alguns trabalhos candidatos ao Prêmio. Esta é a quarta e última etapa da avaliação. Etapa de Visitas Desde o dia 22/10, começou a ser organizada uma agenda de visitas a alguns projetos concorrentes. São considerados habilitados para visitas os projetos que apresentem dúvidas quanto à interpretação de dados constantes de seu relatório que sejam substanciais para avaliação e/ou aqueles cujas práticas exijam comprovação in loco ou demandem verificação de evidências objetivas.

A visitação ocorre em função do fato de que alguns relatórios de gestão deixam dúvidas quanto à interpretação de seus dados que acabam sendo substanciais para avaliação. “Em alguns casos, os avaliadores identificam que determinadas práticas descritas exigem comprovação no local ou demandam verificação de evidências objetivas. Por isso, nem todos os projetos concorrentes são visitados”, explica o coordenador executivo do Prêmio, Manoel Carlos Rocha Lima, que também gerencia o processo de avaliação.

Para o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, “a etapa de visitas consiste em um processo essencial para que os avaliadores possam realizar a análise de consenso de alguns relatórios de modo mais seguro, o que resultará numa pontuação mais adequada e precisa dos projetos por parte da banca examinadora”.

Ainda de acordo com o coordenador, o fato de receber a visita dos avaliadores ainda não representa nenhum resultado em termos de classificação. "Nem todos os projetos visitados serão reconhecidos e também não quer dizer que aquele projeto que não for visitado não será finalista. É perfeitamente possível que um projeto candidato apresente um relatório de gestão tão minucioso, com descrições e dados tão esclarecedores, que não seja necessária a visitação", explicou.

Banca Examinadora

A Banca Examinadora do Inoves, que se subdivide em equipes temáticas de avaliação, é responsável pela realização das visitas. A banca é composta por profissionais – voluntários - do serviço público, da iniciativa privada e da sociedade civil, com reconhecida atuação ou pesquisa em gestão, políticas públicas e sociais, também, pesquisadores e especialistas na área de tecnologia da informação e comunicação e governo eletrônico. Os avaliadores são selecionados, credenciados e gerenciados pela coordenação do Prêmio Inoves. Durante o processo de avaliação a identidade dos membros da banca é preservada e há o compromisso de manter total sigilo das informações sobre o processo de avaliação.

Finalistas

Terminada a fase de visitas aos projetos habilitados, começam a ser definidos os finalistas. Em seguida, é concluída a classificação dos projetos e, finalmente, as indicações para reconhecimento e premiação. Conforme o calendário do Prêmio, os projetos finalistas serão divulgados após a segunda quinzena de novembro. Os trabalhos vencedores em cada categoria do Ciclo 2007 serão conhecidos no dia 29/11, na Cerimônia de Premiação que acontecerá no Centro de Convenções de Vitória, às 19 h. As visitas, já iniciadas pelos avaliadores, culminarão na indicação dos trabalhos classificados, que serão reconhecidos e premiados durante a cerimônia que acontecerá no dia 29 de novembro.

Ciclo 2007

Segundo levantamento feito pela Coordenação do Prêmio, a quantidade de projetos inscritos para 2007 – 120 trabalhos – representa um aumento de 82% em relação aos trabalhos que participaram em 2006, e mais de 185% com relação ao primeiro Ciclo, em 2005.

As categorias que receberam o maior número de inscrições foram “Resultados para a Sociedade”, para aqueles projetos que disponibilizam serviços diferenciados que causem impactos significativos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade; e “Inclusão Social”, que são ações voltadas para a promoção das inclusões social e digital da população. Além do troféu Inoves, o prêmio recebido pelas equipes vencedoras, antes no valor de R$ 4 mil, passa para R$ 7 mil, que deve ser aplicado no projeto premiado. A premiação será no dia 29 de novembro.

Inovação

O Inoves tem como objetivo principal estimular a modernização da administração pública, reconhecendo formalmente os resultados alcançados por projetos desenvolvidos por equipes de trabalho, no contexto do serviço público estadual e municipal, que caracterizem práticas inovadoras de gestão. Entende-se por prática inovadora de gestão toda iniciativa ou ação organizacional direcionada à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

O Prêmio foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em junho de 2005. São parceiros do Inoves: o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae), a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales).