Projeto de inclusão social do Incaper em Iconha recebe premiação do Inoves

22/10/2012 13h30 - Atualizado em 05/11/2018 17h13

O projeto “Iconha: Plantando Sonhos e Modificando a Realidade dos Agricultores”, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), vencedor na categoria "Inclusão Social", do Ciclo 2011 do Prêmio Inoves, recebeu na última sexta-feira (19), produtos e equipamentos na quantia de R$ 15 mil para aplicação no desenvolvimento do projeto.

O subsecretário de Inovação na Gestão, Paulo Henrique Coutinho, acompanhado da equipe do Inoves, estiveram na sede do projeto, no município de Iconha, para conhecer de perto as atividades, bem como fazer a entrega dos prêmios solicitados pela equipe reconhecida no Ciclo 2011 do Inoves.

Dentre os produtos e equipamentos solicitados a equipe investiu o valor do prêmio em um microcomputador, um monitor, um notebook, além de caixas plásticas para transporte de hortifrutigranjeiros, e diversas mudas de árvores frutíferas para plantio. “É uma alegria receber este prêmio, que vem agregar reconhecimento ao projeto que beneficia os agricultores do município de Iconha.

De acordo com os resultados apresentados, o projeto vem conseguindo melhorar a qualidade de vida dos agricultores. O Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa”, ressaltou o prefeito do município de Iconha, Dercelino Mongim.

Para o subsecretário de Inovação na Gestão, Paulo Henrique Coutinho, “o papel do Inoves é tornar visível em todo o Estado, projetos como este do Incaper, que acrescentam para o bem da sociedade e antes ficavam destacados somente na região”, disse.

“Agradecemos ao governo do Estado pela iniciativa e parabenizamos aos agricultores por este prêmio, que é resultado de um grande trabalho na região, que pode servir de exemplo para outras regiões”, disse o coordenador do projeto, Fábio Lopes Dalbom.

Para o chefe do Centro Regional de Desenvolvimento Rural, do Incaper, Gilson Tófanon, “o projeto está resgatando as bases da agricultura familiar, com uma visão holística, inovadora, e o Inoves veio coroar este trabalho. Isto é muito importante, pois todos os trabalhos que são reconhecidos pelo Inoves ganham valor público e, com isto, maior expressão junto à sociedade”, pontuou.

O coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, destacou a importância do reconhecimento na categoria Inclusão Social, lembrando que esta é uma das categorias mais concorridas. “Com a premiação, o projeto foi publicado na Revista Inoves, Ciclo 2011, que é distribuída em todo o país e alguns países do mundo. Com isso, o trabalho ganha mais visibilidade e serve de exemplo para outras iniciativas”, disse Manoel.

Estiveram presentes também durante a entrega dos prêmios, o presidente da Câmara Municipal de Iconha, José Carlos Checon, o presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares Sul Litorânea do Estado do Espírito Santo (CAFSUL), Gustavo Pagani, e o secretário municipal de Agricultura, Valentim Cremonini e o chefe do Centro Regional de Desenvolvimento Rural do Incaper, Gilson Tófanon.

“Iconha: Plantando sonhos e modificando a realidade dos agricultores”

O projeto contribui para aumentar a renda das famílias dos agricultores e melhorar suas capacidades organizacionais e gerenciais, através da inclusão de seus produtos no programa de aquisição de alimento e alimentação escolar, do fortalecimento das associações e da promoção da diversificação agrícola nas propriedades.

O resultado foi a inclusão de quatro associações de agricultores em mercados institucionais de oito municípios, beneficiando diretamente 70 famílias que comercializaram um volume de R$ 800.000,00.

Prêmio Inoves

O Prêmio Inoves tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura empreendedora de gestão da administração pública no Estado, reconhecendo equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores e de excelência no serviço público capixaba, beneficiando a população com serviços de qualidade.

O Ciclo 2011 do Inoves foi a sétima edição do prêmio, que reconhece a inovação na gestão pública do Estado.

Foram inscritos 228 trabalhos e, destes, oito foram consagrados vencedores durante a cerimônia de premiação ocorrida em dezembro do ano passado.

Com a premiação de R$ 15 mil, os vencedores definem como querem aplicar o recurso, desde que seja para contribuir com o crescimento e desenvolvimento do projeto. São solicitados cursos, equipamentos e produtos diversos inerentes à atividade do trabalho desempenhado.

Os projetos vencedores em 2011 foram:

• “Central de Alvarás”, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus);
  • “Mais Com Menos - Controle e Eficiência do Gasto”, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger);
  • “Bandes Viva Bem”, do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes);
  • “Faça Fácil - Unidade Cariacica”, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger);
  • “Fique Legal”, da Prefeitura Municipal de Cariacica;
  • ”Iconha - Plantando Sonhos e Modificando a Realidade dos Agricultores”, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper);
  • “Orçamento Participativo de Cariacica”, da Prefeitura de Cariacica;
  • “Infopen-ES – Módulo de Movimentação Jurídico Prisional”, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).