Projeto de reciclagem do Legislativo recebe coletores de lixo do Inoves.

06/12/2010 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h15

O projeto “Reciclales”, da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, foi um dos trabalhos vencedores no Ciclo 2009 do Inoves. Além do troféu, eles foram premiados com a quantia de R$ 7 mil, que foi aplicada na aquisição de caixas coletoras de resíduos que irá contribuir para o fortalecimento do trabalho entre os servidores da Casa. Os coletores foram entregues nesta terça-feira (07).

A entrega dos produtos adquiridos foi realizada nas dependências da Assembleia pelo secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior, e pelo coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima. O projeto “Reciclales” conseguiu, com o envolvimento dos servidores, implantar o sistema de coleta seletiva do lixo produzido na Assembleia. Todo o material é separado e, os resíduos recicláveis são encaminhados para uma associação de catadores, que transforma o lixo em renda. O trabalho é coordenado por uma equipe gerenciada por Renata Gorayeb, da Escola do Legislativo.

Dentre os produtos conquistados, estão caixas coletoras de resíduos, coletores identificados como lixo seco e úmido, coletor de pilhas e baterias, além de ventiladores que serão doados à Associação de Catadores que coleta o lixo separado pelos servidores do Legislativo. O coordenador da Escola do Legislativo, Fabrício Quintanilha, que apóia muito a iniciativa, disse que o material conquistado com o prêmio vai contribuir para o fortalecimento das ações de consciência ambiental. “O Inoves já é uma marca consagrada no Governo Estadual e hoje podemos comemorar esse prêmio”, destacou. “Trabalhamos para que a preocupação com a consciência ambiental esteja cada vez mais imbuída no dia a dia do nosso servidor, no seu local de trabalho, na sua casa, na sua comunidade”, acrescentou Quintanilha.

O secretário Heraclito Amâncio Pereira Junior, salientou que o projeto de reciclagem desenvolvido pela equipe engloba três importantes preocupações do mundo atual, que é “o empreendedorismo, com a atitude dos servidores em implantar e propagar o projeto na Casa; a sustentabilidade com a disseminação da preocupação ecológica; e a solidariedade, com a coleta e distribuição do lixo às associações de catadores, que comercializam o material para o sustendo de várias famílias”. O coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, aproveitou a oportunidade para incentivar os servidores do Legislativo a inscreveram projetos no Inoves. “Este é o primeiro projeto do Poder Legislativo a ser premiado pelo Inoves.

O Legislativo também é público-alvo do Inoves e por isso, é importante que, tanto a Assembleia como as câmaras, continuem a participar cada vez mais”, reforçou. O coordenador do Inoves também fez questão de destacar que, no Ciclo 2010, foi criada uma menção específica para projetos do Legislativo. A Menção Especial “DestaqueInovação na Gestão Legislativa”é conferida aoprojeto que se destacar pela promoção da melhoria e da modernização da gestão no contexto das organizações do Poder Legislativo, especialmente no que se refere às questões relacionadas com: Processo Legislativo e Regimento Interno; uso eficiente dos recursos, transparência e participação da sociedade; gestão de pessoal e capacitação; uso das tecnologias de informação e comunicação e inclusão digital. “O objetivo principal é estimular a inovação nas práticas de gestão do Legislativo”, explica Manoel Carlos.

Em 2009, 10 projetos foram premiados no Inoves. Além do troféu Inoves, eles receberam a quantia de R$ 7 mil para aplicação no desenvolvimento dos projetos. A equipe vencedora define o que querem adquirir com o prêmio e a coordenação do Inoves providencia a aquisição e a entrega dos produtos. As entregas continuam no mês de dezembro. Para os vencedores do Ciclo 2010 do prêmio, conhecidos no último dia 25 de novembro, o valor passou para R$ 10 mil. Depois da cerimônia de premiação, os servidores começam a análise do que será solicitado para ser adquirido com a quantia conquistada. O objetivo do Inoves é incentivar e reconhecer equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores e de excelência no serviço público capixaba, beneficiando a população com serviços de qualidade. Desde 2005, primeiro ano de premiação, mais de 800 projetos já foram inscritos e destes mais de 80 já foram reconhecidos.