Projeto do Incaper em Pedro Canário recebe premiação do Inoves

28/11/2011 05h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h14

O projeto “Um olhar sobre Taquaras: agindo para mudar”, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), localizado na comunidade de Vila de Taquaras, em Pedro Canário, recebeu produtos e equipamentos no valor de R$ 10 mil para a melhoria e desenvolvimento do trabalho. O projeto foi vencedor na categoria Inclusão Social, do Ciclo 2010 do Inoves.

"Ficamos felizes pelo reconhecimento deste projeto, que é realizado por almas nobres com uma vontade enorme de progredir. Hoje o progresso se chama Inovar. Espero que este prêmio seja um incentivo para mostrar que a cidade continua produzindo coisa boa”, destacou o prefeito de Pedro Canário, Antônio Wilson Fiorot. Para o coordenador do projeto, Luiz Carlos Sacramento, "este reconhecimento é fruto de várias parcerias que se mantém até hoje, ajudando a produzir renda para as famílias que vivem em Taquaras".

Durante a entrega, realizada na última sexta-feira (25), o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, falou da satisfação de entregar o prêmio a um projeto que continua inovando para aumentar a inclusão social. “Trabalhos como esse devem ser exemplos e replicados em outros municípios que trabalham com agricultura familiar", disse Manoel. "O Inoves exerce uma função de garimpo, que vive procurando ouro.

Às vezes encontramos, outras não, mas aqui em Taquaras, Pedro Canário, encontramos ouro sim", enfatizou o subsecretário de Inovação na Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, José Eduardo Pereira, que ficou impressionado com o trabalho desenvolvido pelo projeto. Além da presença do prefeito do município do Pedro Canário, Antônio Wilson Fiorot, prestigiaram também a entrega do Inoves vereadores, secretários municipais e representantes da comunidade.

A equipe do projeto investiu o prêmio num armário de panificação e em mantimentos para enriquecer o trabalho, como margarina vegetal, óleo de soja, açúcar cristal, fermento químico e farinha de trigo. O projeto “Um olhar sobre Taquaras: agindo para mudar” vem promovendo o desenvolvimento econômico e social na comunidade de Vila de Taquaras do município de Pedro Canário, por meio da geração de renda na forma participativa e de reflorestamento das nascentes que abastecem o Córrego Taquaras.

A economia local baseia-se nas atividades ligadas à indústria de álcool, principalmente no corte da cana–de–açúcar. Tendo em vista que a economia local é agrícola e todos os moradores desenvolvem alguma atividade ligada à agricultura, o projeto tem como frente de atuação a educação e recuperação ambiental, a criação de aves e produção de ovos, além do cultivo de hortaliças. As soluções adotadas pelo projeto foram: organização e capacitação dos associados e busca de parcerias. Como resultado pode-se destacar: geração de renda; melhoria da qualidade alimentar das famílias; e meio ambiente saudável, assegurando os ideais da sustentabilidade. Na comunidade de Taquaras residem 198 famílias, das quais 18 estão envolvidas no projeto. Todas as famílias possuem o interesse em participar do trabalho desenvolvido, porém o espaço físico não comporta tanto, o que dificulta a adesão das demais famílias.

Ciclo 2011

O Ciclo 2011 do Prêmio Inoves já está chegando ao final, nesta quinta-feira (1º), quando serão revelados os trabalhos finalistas e as oito equipes vencedoras, sendo uma em cada categoria do prêmio. Cada uma delas receberá o troféu Inoves, além da quantia de R$ 15 mil para aplicar na melhoria e desenvolvimento do projeto. Os projetos concorrem em categorias temáticas do prêmio, conforme a abordagem dos trabalhos. As categorias são: desburocratização; uso eficiente dos recursos públicos; valorização do servidor; atendimento ao cidadão; resultados para a sociedade; inclusão social; participação e controle social; uso das tecnologias de informação e comunicação. A cerimônia de premiação será realizada nesta quinta-feira (1º), às 19h30min, no Centro de Convenções de Vitória. Alguns projetos, organizações e pessoas também serão reconhecidos com menções especiais de destaque.