Projeto inovador do município de Santa Teresa recebe premiação do Inoves.

13/12/2010 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h14

Um projeto que ampliou o desenvolvimento das políticas de saúde em Santa Teresa. Este é o Sistema de Informação Unificada (SIU), desenvolvido por servidores da Secretaria de Saúde de Santa Teresa. O trabalho foi premiado no Ciclo 2009 do Inoves e com a quantia de R$ 7 mil, conquistada pela vitória, recebeu dois computadores de última geração na tarde desta terça-feira (14).

A entrega dos computadores foi realizada na Escola Superior São Francisco de Assis (Esfa), em Santa Teresa, com a participação do prefeito do município, Gilson Amaro, do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior, e do coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima. O sistema, criado em 2008, permite o mapeamento e o monitoramento dos fatores de risco para a população local. Ele reúne dados e informações das Vigilâncias em Saúde e da Atenção Primária em Saúde, com isso, os profissionais tem acesso a detalhes da saúde de cada família atendida.

O SIU começou atendendo a duas localidades de Santa Teresa. Hoje, ele já reúne informações de moradores de oito localidades. “Ele oferece um histórico da realidade de cada região, uma visão de todos os agravos existentes e direciona ações educativas”, disse Andréia Passamani Barbosa Corteletti, secretária de Saúde do município. Segundo a secretária municipal de Saúde, a equipe responsável pelo projeto só foi ter ideia do que representava a criação do SIU, quando a equipe foi visitada pelos avaliadores do Inoves, durante o processo de análise dos projetos. “Ficaram todos surpresos com o que nós conseguimos criar e com os resultados conquistados.

O Inoves motiva a gente a fazer diferente”, disse. O secretário Heraclito Amancio Pereria Junior aproveitou a oportunidade para apresentar a importância do Inoves que, segundo ele, “confirma a capacidade do serviço público capixaba com tantos projetos inovadores concorrentes a cada ciclo”. Ele ressaltou, ainda, o papel fundamental que exerce os servidores. “Nós estamos aqui para melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão e oferecer serviços de qualidade para os capixabas”, pontuou. Por dois anos consecutivos, 2008 e 2009, o município de Santa Teresa teve projeto na lista dos vencedores do Inoves. O prefeito Gilson Amaro ressaltou o trabalho desenvolvido pelos servidores e chamou a atenção aos resultados positivos que o SIU proporcionou, dentre eles, “a redução da ocorrência do AVC em 40%, a partir de prevenção e ações educativas”, exemplificou.

Em 2009, 10 projetos foram premiados no Inoves. Além do troféu Inoves, eles receberam a quantia de R$ 7 mil para aplicação no desenvolvimento dos projetos. A equipe vencedora define o que querem adquirir com o prêmio e a coordenação do Inoves providencia a aquisição e a entrega dos produtos. As entregas continuam no mês de dezembro. Para os vencedores do Ciclo 2010 do prêmio, conhecidos no último dia 25 de novembro, o valor passou para R$ 10 mil.

Depois da cerimônia de premiação, os servidores começam a análise do que será solicitado para ser adquirido com a quantia conquistada. O objetivo do Inoves é incentivar e reconhecer equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores e de excelência no serviço público capixaba, beneficiando a população com serviços de qualidade. Desde 2005, primeiro ano de premiação, mais de 800 projetos já foram inscritos e destes mais de 80 já foram premiados.