Projeto Orçamento Participativo de Cariacica recebe prêmios do Inoves

20/12/2012 08h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h13

O projeto Orçamento Participativo de Cariacica, da Secretaria de Planejamento, da Prefeitura Municipal de Cariacica, vencedor na categoria “Participação e Controle Social”, do Ciclo 2011 do Prêmio Inoves, recebeu no dia 20 de dezembro, a quantia de R$ 15 mil para aplicação no desenvolvimento do projeto. A verba foi investida no treinamento da equipe.

O subsecretário de Inovação na Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Paulo Henrique Coutinho, acompanhado da equipe do Inoves, estiveram na sede do projeto para conhecer de perto as atividades, bem como fazer a entrega simbólica do prêmio para a equipe reconhecida no Ciclo 2011 do Inoves.

Com a quantia ofertada pelo Inoves, a equipe premiada optou em utilizar o prêmio para a realização de uma capacitação sobre “Execução Orçamentária com acompanhamento da Receita e da Despesa”, no período de 28 a 30 de novembro de 2012, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. A premiação do Inoves custeou as inscrições dos servidores para a participação dos servidores no curso. “A escolha da equipe pelo curso foi excelente, pois foi muito produtivo.

Com os conhecimentos adquiridos já estamos tendo outras ideias para melhor desenvolvermos e avançarmos com o projeto” ressaltou o coordenador do projeto, Renato Laures. Para o subsecretário de Inovação na Gestão, Paulo Henrique Coutinho, “Os servidores são quem fazem a diferença nos projetos premiados, o papel do Inoves é tornar visível em todo o Estado, o trabalho feito por eles que acrescentam para o bem da sociedade”, disse.

Orçamento Participativo de Cariacica

O projeto foi implantado em 2005 para fortalecer o papel democrático do cidadão na escolha dos investimentos municipais. O trabalho conta com a colaboração dos movimentos sociais organizados e, de 2005 até 2010, contabilizou mais de 39,5 mil participantes de forma direta. Com 275 investimentos priorizados nas regiões, o orçamento participativo de Cariacica constitui-se na atualidade como um instrumento de debate e planejamento efetivo, consolidado e legitimado pela população cariaciquense.

Prêmio Inoves

O Prêmio Inoves tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura empreendedora de gestão da administração pública no Estado, reconhecendo equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores e de excelência no serviço público capixaba, beneficiando a população com serviços de qualidade.

O Ciclo 2011 do Inoves foi a sétima edição do prêmio, que reconhece a inovação na gestão pública do Estado. Foram inscritos 228 trabalhos e, destes, oito foram consagrados vencedores durante a cerimônia de premiação ocorrida em dezembro do ano passado. Com a premiação de R$ 15 mil, os vencedores definem como querem aplicar o recurso, desde que seja para contribuir com o crescimento e desenvolvimento do projeto.

São solicitados cursos, equipamentos e produtos diversos inerentes à atividade do trabalho desempenhado. Os projetos vencedores em 2011 foram: “Central de Alvarás”, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); “Mais Com Menos - Controle e Eficiência do Gasto”, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger); “Bandes Viva Bem”, do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes); “Faça Fácil - Unidade Cariacica”, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger); “Fique Legal”, da Prefeitura Municipal de Cariacica;” Iconha - Plantando Sonhos e Modificando a Realidade dos Agricultores”, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); “Orçamento Participativo de Cariacica”, da Prefeitura de Cariacica; e “Infopen-ES – Módulo de Movimentação Jurídico Prisional”, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).