Projetos concorrentes ao Ciclo 2011 recebem visitas de avaliadores.

26/10/2011 10h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h14

O Prêmio Inoves já está em sua terceira e última etapa de avaliação, a de visitas aos projetos concorrentes ao Ciclo 2011. É nesta fase que os integrantes da Banca Examinadora conhecem de perto o desenvolvimento das atividades e podem tirar possíveis dúvidas sobre a efetividade do trabalho. Cerca de 90 visitas irão ocorrer até o final desta etapa que termina no dia 25 de novembro.

“A visita aos projetos é fundamental para que sejam sanadas dúvidas quanto à interpretação de dados de seu relatório e aqueles cujas práticas exijam comprovação in loco ou demandem verificação de evidências objetivas. Isto quer dizer que nem todos os projetos que estão sendo visitados serão necessariamente reconhecidos e vice-versa”, explica o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima.

A coordenação do Inoves recomenda que as equipes se preparem para receber os avaliadores e dá algumas dicas para se dar bem durante as visitas: - contar com a presença do coordenador do projeto é muito importante, mas, caso não seja possível, a coordenação do trabalho deve preparar a equipe para prestar oferecer informações esclarecedoras; - reunir documentos que comprovem as evidências do relatório de gestão; - apresentar dados atualizados sobre a iniciativa; - reunir elementos comprobatórios das inovações descritas no relatório; - selecionar informações e evidências que a equipe considere importantes para mostrar aos avaliadores.

As visitas estão sendo agendadas previamente pela coordenação do Inoves e duram em torno de 40 minutos a uma hora, com a presença de três avaliadores, em média. “Ver os projetos funcionando é fundamental para finalizarmos as avaliações. A visita comprova ou não a descrição dos relatórios enviados pelas equipes e é nas visitações que podemos conhecer de fato o que acontece dentro do projeto”, conta um dos avaliadores. Após as visitas e avaliações, o processo culmina com a finalização da pontuação de cada projeto, levando-se em consideração as três etapas de análises: a avaliação individual, a avaliação por consenso e a fase de visitas.

Feito isso, são indicados os classificados e, em seguida, os finalistas e os vencedores, que serão reconhecidos durante solenidade de premiação, no dia 1º de dezembro. Os 44 avaliadores que compõem a Banca Examinadora do Prêmio Inoves são profissionais – voluntários – do serviço público, da iniciativa privada e do meio acadêmico, com reconhecida atuação ou pesquisa em gestão, políticas públicas e sociais e, também, pesquisadores e especialistas na área de tecnologia da informação e comunicação e governo eletrônico. Os avaliadores são selecionados, credenciados e gerenciados pela coordenação do Prêmio Inoves.

Ciclo 2011

No Ciclo 2011 do Prêmio Inoves, serão oito equipes vencedoras, sendo uma em cada categoria do prêmio. Cada uma delas receberá o troféu Inoves, além da quantia de R$ 15 mil para aplicar na melhoria e desenvolvimento do projeto. Os projetos estão concorrendo em uma das oito categorias do prêmio, conforme o tema e a abordagem dos trabalhos. As categorias são: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. A cerimônia de premiação será realizada no dia 1º de dezembro, quando serão revelados os projetos finalistas em cada categoria e os grandes vencedores.

Calendário de avaliação: - Avaliação Individual (Encerrada) 05/09 a 30/09/2011 - Análise de Consenso (Encerrada) 30/09/2011 - Visita aos Projetos Habilitados 03/10 a 25/11/2011 - Indicação dos Projetos Classificados para reconhecimento e Premiação 21/11 a 25/11/2011 - Reconhecimento e Premiação dos Projetos Indicados 01/12/2011