Projetos do Bandes e Ceturb são os grandes vencedores do Ciclo 2006.

30/11/2006 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h42

Teatro lotado, emoção e muita torcida marcaram a noite que premiou os oito projetos vencedores do ciclo 2006 do Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves), nesta quinta-feira (30), no Theatro Carlos Gomes.

O grande vencedor da categoria Modernização da Gestão Pública foi o “Serviço Mão na Roda”, da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb); na categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, o destaque foi para o projeto “Fundap – Contratação Eletrônica com Certificação Digital”, do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes). “Essa é uma noite memorável para o serviço público porque mostramos que é possível desenvolver boas idéias no setor”, disse o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, na abertura do evento. “Estamos aqui para prestigiar e premiar todos esses servidores que com seus projetos propõem benefícios para a sociedade capixaba. São todos vencedores”, completou.

Foram 66 projetos inscritos e 52 finalistas. “Devido à alta qualidade dos trabalhos, o processo de avaliação e seleção não foi nada fácil. Foram oito projetos reconhecidos e, desses, os mais bem pontuados foram premiados como os grandes vencedores. Os reconhecidos e premiados recebem troféus, mas todos são vencedores”, comenta o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima. Além, dos reconhecimentos e premiações, foram concedidas seis menções especiais de destaque para projetos, organizações e pessoas. A coordenação executiva do prêmio e a banca examinadora, que dedicou 750 horas de trabalho voluntário nas análises também receberam homenagens. Reconhecidos Além do “Serviço Especial Mão na Roda”, que foi vencedor no tema “Desburocratização e Uso Eficiente dos Recursos Públicos”, outros três projetos receberam o troféu Inoves na categoria “Modernização da Gestão Pública”.

No tema “Valorização do Servidor”, o projeto reconhecido foi a “Central de Atendimento ao Servidor”, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger); no tema “Atendimento ao Cidadão”, o destaque foi para o “Reviverde – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola”, da Escola Estadual “Zacheu Moreira da Fraga”, em Cachoeiro de Itapemirim; o projeto “PESE – Programas Especiais voltados para a Saúde do Escolar”, da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapari, foi o vencedor do tema “Resultados para a Sociedade”.

Na categoria “Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação”, também foram premiados os projetos: “Implantação do Serviço de Helpdesk no Ministério Público do Espírito Santo (MPES)”, que concorreu no tema “Infra-estrutura”; “A Intranet como Instrumento de Comunicação”, projeto do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que concorreu no tema “Transações Internas”; e o trabalho “Navegando na Internet na Melhor Idade”, do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodest), que concorreu no tema “Inclusão Digital”. “É possível inovar”, disse o vice-governador, Lelo Coimbra, presente na cerimônia de premiação. “Esses trabalhos contribuem para um novo rumo no serviço público, uma cultura voltada para o empreendedorismo e criatividade e também de valorização do servidor”.

Os premiados também receberão um produto ou serviço no valor de R$ 4 mil para aplicação no projeto ou qualificação dos servidores envolvidos com a iniciativa. O produto ou serviço será indicado pelos responsáveis pela inscrição e coordenação do projeto reconhecido. Homenagens Uma novidade na cerimônia de premiação deste ano foram as menções especiais a projetos, organizações e pessoas que se destacaram no ciclo 2006 do Inoves.

Os homenageados foram: “Programa de Educação Tributária do Estado do Espírito Santo: Consciência Tributária – A Força do Cidadão”, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); “Segurança comunitária Anjos do Bairro: Vigilância Virtual, Prevenção Real”, da Polícia Militar (PMES) – 4º Batalhão; “Le Couer – Dança com Cadeirantes”, do Centro de reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes); e “Variedades Clonais de Café Conilon: Tecnologias que Inovam e Renovam a Cefeicultura do Estado do Espírito Santo”, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Também foram novidades as menções especiais “Destaque Participação” e “Destaque Atitudes Empreendedoras”, que foram atribuídas, respectivamente, à organização pública que estimulou a candidatura de maior número de projetos inovadores e ao servidor que se evidenciou por apresentar atitudes empreendedoras na condução de projetos.

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) foi o “Destaque Participação” do Inoves e a professora Luciane Rosário Sampaio Frizzera, o “Destaque Atitudes Empreendedoras”. Inovação A cerimônia de premiação foi planejada para homenagear o servidor como o principal agente de transformação da gestão pública em benefício da sociedade. Tapete vermelho, flores exuberantes, luzes coloridas, estrelas girando no interior do teatro, canhões de luz e músicas de impacto criaram um clima festivo de homenagens merecidas. Todos os projetos finalistas foram citados pelo mestre de cerimônias e referenciados num grande banner instalado no saguão do teatro.

A cantora lírica Nathércia Lopes, homenageou os projetos concorrentes com a ária “Nessun Dorma”, da ópera “Durandot” que enuncia que, diante de todas as intempéries de vida, o amor é grande vencedor. Autoridades do executivo, legislativo e judiciário, servidores, familiares e representantes da sociedade prestigiaram a cerimônia de premiação. “Meu projeto não foi premiado neste ano, mas, como servidora pública, estou me sentindo reconhecida e homenageada” disse a coordenadora de um projeto concorrente.

O Inoves é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenado pela Seger, que cuida do processo de avaliação e reconhecimento dos projetos candidatos.