Responsabilidade social: Seger e Bandes apóiam associação de mães de alunos surdos por meio do Inoves.

01/08/2007 21h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h17

O Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves) premiou, em 2006, o processo de contratação eletrônica com certificação digital do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), projeto do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Pelo troféu conquistado, a equipe premiada recebeu a quantia de R$ 4 mil para aplicar no projeto vencedor, no entanto, preferiu fazer uma doação e apoiar as mães de alunos da Escola Estadual Oral e Auditiva, em Vitória.

O diretor-presidente do Bandes, Waldenor Cezário Mariot, e a equipe do projeto receberam, na tarde desta quarta-feira (01), no auditório do banco, o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira; o subsecretário de Inovação na Gestão, Fausto Corradi e o coordenador executivo do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima. A solenidade formalizou a entrega do prêmio de R$ 4 mil destinado à iniciativa inovadora, que foi doado pela equipe do Bandes à Escola Estadual Oral e Auditiva, em Vitória.

Para o diretor-presidente Waldenor Cezário Mariot, o Bandes está colhendo os frutos de um trabalho que reflete o comprometimento da instituição com o desenvolvimento do Estado. “Estamos motivados, felizes e satisfeitos com esse reconhecimento. Buscamos sempre inovar trabalhando na agilização de processos”, destacou. De acordo com o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, o Inoves fortalece e incentiva as equipes a se tornarem exemplos para outros servidores. “Hoje temos equipes de servidores inovando em condições muito mais difíceis do que na área privada. Esse reconhecimento que fazemos em cada uma das instituições vencedoras produz energia e coloca a equipe como referência para o surgimento de outras”, afirmou. Doação Após a solenidade no Bandes, a equipe da Seger e a equipe premiada seguiram para a Escola Oral e Auditiva, que recebeu o valor do prêmio. A doação foi motivada pela professora de Biologia da rede estadual e municipal de ensino, Luciane Rosário Sampaio Frizzera, que inscreveu três projetos próprios no Ciclo 2006 do Prêmio Inoves. Por isso, ela recebeu a Menção Especial do Prêmio Inoves “Destaque Atitudes Empreendedoras”. Luciane apresentou os projetos "Desembalando o Lixo no Bairro Jardim Carapina", "Mini Ong Escola Cidadã" e "Estratégias Diversificadas para o Aprendizado das Ciências Naturais com Alunos Surdos", da Escola Oral e Auditiva.

Este último, foi o escolhido para receber a doação do Bandes. “Além de já desenvolver um projeto para as crianças da escola, eu também queria fazer algo pelas mães, que largam todos os seus afazeres para acompanhar os filhos nos estudos. Muitas delas levam duas horas de viagem até chegar aqui, todos os dias”, disse Luciane. E foi para fundar a Associação de Mães de Alunos Surdos que a professora empreendedora utilizou o dinheiro recebido pela doação.

Foram comprados diversos materiais de artesanato, para que, enquanto as mães ficam aguardando seus filhos, possam se dedicar aos trabalhos artesanais e culinários que podem ser vendidos posteriormente em feiras livres. Elas, inclusive, já estão animadas com a produção e aproveitaram a oportunidade para apresentarem algumas de suas criações, como por exemplo, bordados, aplicações em toalhas e panos de prato, pintura, confecção de bijuterias, velas decorativas, além de deliciosos pães e bolos, que foram servidos aos visitantes.

Para o coordenador do projeto vencedor do Bandes, José Fernando Freitas, o prêmio poderá ser muito aproveitado na Escola. “Achamos que seria muito proveitoso para eles, pois eles atuam com muita dificuldade. Conhecemos este projeto pela Menção que a professora Luciana recebeu do Inoves e por isso decidimos transferir o prêmio para a Escola. Estamos muito felizes e realizados com essa doação”, contou. Para o secretário Ricardo de Oliveira, a visita à Escola foi uma verdadeira lição de vida. “Viemos entregar um prêmio, mas nós fomos os premiados. O que vimos aqui foi um exemplo de vida e de dedicação de todas as partes, dos servidores que aqui atuam, das mães e dos alunos”, disse. Contratação eletrônica O projeto Fundap - Contratação Eletrônica com Certificação Digital, premiado pelo Inoves, permitiu mais confiabilidade e rapidez ao processo de financiamento do Fundap.

Vencedor na categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, a iniciativa inovadora fez do Bandes a primeira instituição financeira capixaba a realizar operações totalmente eletrônicas. O procedimento antigo reunia tarefas manuais, repetitivas e com pouca confiabilidade das informações recebidas. Hoje, todo o processo é informatizado e os papéis e a necessidade de digitação dos dados foram eliminados.

Ciclo 2007

O processo de reconhecimento continua. O Ciclo 2007 do Prêmio Inoves, lançado em junho, está com as inscrições abertas até o dia 31 de agosto. Podem participar as iniciativas desenvolvidas por equipes no contexto do serviço público dos poderes Executivo (Estadual e Municipal), Legislativo e Judiciário do Espírito Santo. Os trabalhos candidatos devem ter, pelo menos, seis meses de implementação e apresentar resultados verificáveis. A ficha de inscrição e as informações necessárias para a candidatura estão disponíveis no site www.inoves.es.gov.br. Além do troféu Inoves, o prêmio recebido pelas equipes vencedoras, antes no valor de R$ 4 mil, passa a ser de R$ 7 mil, para ser aplicado no projeto premiado.

O objetivo do Inoves é estimular a modernização da administração pública no Estado, reconhecendo formalmente os resultados alcançados por projetos que caracterizem a implementação de práticas inovadoras de gestão no setor público. Nos dois primeiros ciclos, 2005 e 2006, mais de 100 projetos inovadores concorreram nas categorias e temas do prêmio.