Reta final do Inoves com 87 projetos inovadores.

21/11/2007 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h16

Dos 120 projetos concorrentes ao Ciclo 2007 do Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves), 87 foram classificados como semifinalistas. Os finalistas, assim como os oito grandes vencedores em cada categoria do Prêmio Inoves serão anunciados na grande noite de premiação, na próxima quinta-feira (29), no Centro de Convenções de Vitória, às 19 horas.

Os projetos considerados semifinalistas são aqueles que alcançaram nota final igual ou superior à média geral da escala de pontuação, com base na avaliação da banca examinadora do Inoves. “Os trabalhos estão muito bons, todos de excelente qualidade. Foi difícil selecionar”, contou o coordenador do Prêmio, Manoel Carlos Rocha Lima. Serão três finalistas em cada uma das oito categorias.

Os vencedores serão premiados com o troféu Inoves, que em 2005 ganhou o apelido carinhoso do governador Paulo Hartung de “Oscar do Serviço Público” e, além disso, as equipes receberão a quantia de R$ 7 mil para ser aplicado no desenvolvimento do projeto. A pontuação atribuída a cada projeto baseia-se em seis critérios específicos: relevância social do tema e do objeto; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício. Cada projeto é analisado cuidadosamente pelos avaliadores para a definição das pontuações totais.

Durante o período de analises, os projetos passaram por quatro etapas de avaliação, realizadas pelos 29 avaliadores que compõem a banca examinadora do prêmio. Além das análises de elegibilidade e as avaliações técnicas individuais e de consenso em grupo, os examinadores conhecerem ‘in loco’ o desenvolvimento de alguns trabalhos candidatos ao Prêmio. Neste último caso, alguns projetos foram visitados por grupos de avaliadores para a confirmação de evidências, o que contribui para a definição da pontuação final. Segundo Manoel, “os examinadores tomam como base as descrições do relatório de gestão e, ainda, em informações complementares, como visitas a sites da internet, consultas a legislações específicas e bibliografias e, quando necessário, recorrem a visitas técnicas para a coleta de evidências objetivas e dados adicionais”.

Premiação

Na cerimônia de premiação, na próxima quinta-feira (29), os oito projetos vencedores do Ciclo 2007 serão revelados e premiados. “A noite ainda promete muitas surpresas para homenagear todos os projetos participantes deste ciclo”, revela Manoel. “Estamos preparamos uma grande festa para nossos servidores inovadores”. Além das premiações, será conferida Menção Especial Destaque Parceria ao trabalho, selecionado entre todos os inscritos no Ciclo 2007, que mais se destacar pelo desenvolvimento de parcerias com outras entidades, sejam elas públicas, privadas ou sociais.

Ainda está prevista a concessão de menções especiais temáticas a projetos, pessoas e organizações que se destacaram nesta edição do prêmio pelo desenvolvimento de atividades relacionadas a questões consideradas relevantes, com base na proposta do Inoves. “Ao todo serão dez destaques temáticos que poderão ser conferidos aos trabalhos que apresentaram abordagens relevantes em questões específicas.

Como a concessão de menções especiais independe da classificação, qualquer um dos projetos poderá receber destaque, o que amplia as possibilidades de reconhecimento das equipes e dos trabalhos na cerimônia”, finaliza o coordenador do prêmio. Para conhecer os projetos semifinalistas, clique no banner lilás, disponibilizado neste site.