Reta final para a avaliação do Ciclo 2010: conheça os 114 projetos semifinalistas.

07/11/2010 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h15

O processo de avaliação do Ciclo 2010 entra na reta final e a Coordenação do Inoves divulga a relação dos 114 projetos classificados como semifinalistas e que seguem na disputa pelo prêmio. No total, 211 trabalhos se candidataram nas oito categorias do Prêmio nesta edição. Os finalistas, que serão três por categoria, e os grandes vencedores serão conhecidos na Cerimônia de Premiação que acontecerá dia 25 de novembro, às 19h30.

“De acordo com a nossa expectativa, a qualidade dos relatórios de gestão melhorou substancialmente em relação ao ano passado. E este era o principal objetivo que estava por traz do conceito da campanha do Ciclo 2010”, adianta o coordenador do Prêmio, Manoel Carlos Rocha Lima.

Ele explica que os projetos considerados semifinalistas são aqueles que alcançaram nota final igual ou superior à média geral da escala de pontuação, com base na avaliação da Banca Examinadora do Inoves.

Cada uma das oito categorias do prêmio terá três finalistas e, cada categoria, um vencedor, que será premiado com o Troféu Inoves e com a quantia de R$ 10 mil para ser aplicada no desenvolvimento do projeto.A pontuação atribuída a cada projeto baseia-se em seis critérios específicos: relevância social do tema e do objeto; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício.

Cada projeto é analisado cuidadosamente pelos avaliadores para a definição das pontuações totais. O processo de avaliação culmina com a finalização da pontuação de cada projeto, levando-se em consideração todas as três etapas de análise: a avaliação individual, a avaliação por consenso e a fase de visitas.

A avaliação é realizada por 41 profissionais que compõem a Banca Examinadora do prêmio. Os avaliadores são profissionais – voluntários – do serviço público, da iniciativa privada e do meio acadêmico, com reconhecida atuação ou pesquisa em gestão, políticas públicas e sociais e, também, pesquisadores e especialistas na área de tecnologia da informação e comunicação e governo eletrônico. Os avaliadores são selecionados, credenciados e gerenciados pela coordenação do Prêmio Inoves.

 

Premiação

Além da premiação dos oito grandes vencedores, está prevista a concessão de menções especiais a projetos, pessoas e organizações que se destacaram nesta edição do prêmio. “A concessão de menções especiais independe da classificação. Qualquer uma das iniciativas poderá receber destaque, o que amplia as possibilidades de reconhecimento das equipes e dos trabalhos na cerimônia”, anunciou o coordenador do prêmio.

Serão concedidas as menções especiais “Destaque Parceria”, “Destaque Participação”, “Destaque Participação Municipal”, além de menções especiais temáticas, que poderão ser atribuídas a trabalhos que mereceram ênfase pelo desenvolvimento de atividades relacionadas a questões consideradas relevantes, com base na proposta do Inoves. Para a edição 2010, foram criadas as menções especiais “Destaque Inovação na Gestão Legislativa”, “Destaque Inovação Tecnológica”.

A menção especial “Destaque Atitudes Empreendedoras”, que existe desde o Ciclo 2006, recebeu, no ciclo atual, o nome do ex-secretário de gestão e recursos humanos Ricardo de Oliveira, em homenagem a um dos principais pioneiros das inovações na gestão pública capixaba. Semifinalistas A relação dos projetos semifinalistas, em todas as categorias do Ciclo 2010 do Prêmio Inoves, listados em ordem alfabética foi publicada hoje no Diário Oficial do ES, e também encontra-se disponível no site da Seger (www.seger.es.gov.br).