Saiba mais sobre o eixo Sustentabilidade do Prêmio Inoves

14/07/2015 13h15 - Atualizado em 05/11/2018 17h12

O Prêmio Inoves trouxe uma novidade para os participantes em 2015: o eixo transversal Sustentabilidade. A relação do tema com o projeto desenvolvido garante às equipes pontos extras na avaliação, possibilitando assim maior chance de classificação para a final.

Entretanto, é importante entender que os grupos que não levantarem o assunto no trabalho também poderão inscrevê-lo no ciclo deste ano. A questão da sustentabilidade será considerada no processo de avaliação do trabalho para fins de classificação, mas não é um requisito obrigatório. Sendo assim, a falta de abordagem dessa questão no Relatório de Gestão do Projeto (RGP) não acarretará em eliminação.

“Todos os projetos inovadores no cenário público estadual e municipal podem participar do Inoves. A preocupação com a sustentabilidade será apenas um fator de avaliação. A equipe que demonstrá-la em seus relatórios terá mais chances de chegar à final, dentro da categoria selecionada. Aqueles que não a tiverem também poderão concorrer, pois o eixo não é eliminatório”, explica Manoel Carlos Rocha Lima, gerente de Inovação na Gestão e coordenador do Inoves.

Dicas

Algumas equipes podem estar enfrentando dificuldades para identificar a Sustentabilidade em sua iniciativa. Isso acontece porque se prendem apenas à visão ambiental. Contudo, há outros aspectos que podem comprovar que o trabalho está preocupado com a questão. Além do viés ecológico, há as dimensões econômica e social.

A sustentabilidade social está relacionada à busca da diminuição da desigualdade social. Se o projeto segue tal finalidade, pode explorá-la no relatório. Um trabalho que facilita o acesso do cidadão à emissão gratuita de documentos, os quais podem ajudá-lo a se inserir no mercado de trabalho e, consequentemente, ter uma renda mensal, é um exemplo de iniciativa nesse âmbito.

Projetos que, mesmo que indiretamente, contribuem para a redução de gastos do Estado com custeio e outros recursos, podem ser pautados na sustentabilidade econômica, por exemplo. Ela visa ao gerenciamento mais eficiente dos recursos e à possibilidade de melhores investimentos. Se bem relatada e comprovada a conexão com o tema, contará pontos extras para o prêmio e aumentará a oportunidade da equipe ser semifinalista.

Inscrição

O prazo para a inscrição de projetos no Prêmio Inoves deste ano termina no próximo domingo (19). O registro deve ser feito por meio do site www.inoves.es.gov.br.

Os projetos que concorreram em ciclos anteriores e não foram premiados em 2014 ou foram reconhecidos com menções especiais podem voltar a concorrer nesta edição. As equipes poderão atualizar os relatórios de gestão com base no novo roteiro orientador e reinscrevê-lo.

Podem concorrer ao Prêmio Inoves projetos de equipes de servidores públicos estaduais e municipais dos três poderes, do Tribunal de Contas e do Ministério Público do Espírito Santo que tenham, pelo menos, seis meses de implantação, com resultados concretos e verificáveis.