Segurança pública é a área mais premiada pelo Inoves

10/11/2009 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h15

Os grandes vitoriosos do Prêmio Inoves são os servidores da Segurança Pública. Desde o primeiro ciclo do prêmio, em 2005, sete projetos desenvolvidos na área foram reconhecidos e saíram vencedores. Em 2008, o projeto campeão da Segurança Pública foi o “Olho Digital” e, além do troféu Inoves, a equipe ganhou R$ 7 mil.

Na manhã desta quarta-feira (11), o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, fez a entrega dos três notebooks adquiridos pela equipe com a quantia conquistada. No Ciclo 2009 do Inoves, que está no período de avaliação dos projetos inscritos, estão concorrendo 186 trabalhos, cujos vencedores serão conhecidos no início de dezembro.

A entrega dos equipamentos ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, em Vitória, com a presença do coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima; da subsecretária de Estado de Inteligência da Sesp, Fabiana Maioral; do comandante geral da Polícia Militar, Oberacy Emmerich Júnior; do major e diretor do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), Nylton Rodrigues Ribeiro Filho; e do secretário Municipal de Segurança Pública de Vitória, João Sanna. O “Olho Digital” foi vencedor na categoria Uso Eficiente dos Recursos Públicos e é um trabalho de parceria entre as secretarias de Segurança Pública do Estado e das prefeituras Municipais de Vitória e Serra.

O projeto consiste no videomonitoramento de vias públicas, a partir da união e integração das equipes estaduais e municipais, sendo uma ferramenta eficiente em ações preventivas, investigativas e até repressivas. Segundo o diretor do Ciodes, o major Nylton, o ponto alto do projeto é a integração, com o trabalho em parceira entre Estado e municípios. “O Olho Digital maximizou a eficiência das polícias. Estamos prendendo mais e muitas das detenções estão sendo efetuadas a partir das imagens capturadas com as câmeras instaladas”, disse.

O major apresentou o crescimento do projeto, que começou em Vitória e Serra e já chegou a Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim. “Os municípios estão colaborando para o enfrentamento da violência”, pontuou. O diretor do Ciodes falou, ainda, da importância do Prêmio Inoves que, segundo ele, inspira a todos os servidores. “Quando desenvolvemos uma boa ideia, logo nos lembramos do Inoves”, disse. O comandante geral da PM, coronel Oberacy Emmerich Júnior, concordou e acrescentou que “o Inoves propicia mostrar e ressaltar as coisas boas que estamos executando na segurança.

E as polícias têm muita coisa boa para mostrar”, enfatizou. O secretário Ricardo de Oliveira parabenizou a todos os servidores da Segurança Pública pelas tantas vitórias no Prêmio Inoves. “Vocês que estão numa das áreas prioritárias de qualquer Governo têm muito que comemorar. E o Inoves está reconhecendo isso.

Todo ciclo do prêmio tem um ou mais projetos da segurança entre os campeões. O papel do Inoves é exatamente jogar luz em cima de projetos como esses, que estão funcionando bem no Estado e fazendo a diferença para a melhoria da qualidade de vida da população capixaba”, disse Oliveira. Podem concorrer ao Prêmio Inoves as iniciativas inovadoras desenvolvidas por servidores estaduais e municipais, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Espírito Santo. Além do Troféu Inoves, a equipes vencedoras recebem R$ 7.000,00 para utilização no projeto premiado.