Segurança pública é a área mais premiada pelo Inoves.

12/05/2008 21h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h16
Em todos os três ciclos do Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves), projetos desenvolvidos por equipes da Segurança Pública do Estado foram premiados ou receberam Menção Especial, foi o que lembrou o secretário de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, na tarde desta segunda-feira (12), durante entrega de prêmios aos projetos “Alerta Vermelho” e “Mapa do Crime”, vencedores do Inoves em 2007. “A constante premiação de projetos da Secretaria da Segurança e da Polícia Militar demonstra o empenho e o interesse das equipes em fazer melhor e solucionar os desafios da área. Temos que reconhecer o esforço que vem sendo feito por todos vocês”, disse o secretário às equipes premiadas da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Todos os projetos vencedores do Inoves recebem, além do troféu, a quantia de R$ 7 mil para ser investido no projeto premiado. A equipe do projeto Mapa do Crime, vencedora na categoria Uso Eficiente dos Recursos Públicos; e Alerta Vermelho, vencedora na categoria Desburocratização, investiram o prêmio em equipamentos de informática, principalmente, que irão contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos das equipes. O secretário Ricardo de Oliveira, acompanhado do coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, fizeram a entrega de 89 fones de ouvido (para serem acoplados ao telefone) e de cinco pen drive para a equipe do projeto Alerta Vermelho. A equipe do Mapa do Crime recebeu dois notebooks, uma impressora multifuncional, dois mouses ópticos sem fio, uma TV de plasma de 32’’ e uma placa de vídeo. “É com muita satisfação que a Segurança Pública recebe esta premiação. É um reconhecimento dos esforços da nossa equipe. É uma satisfação trazer a expertise do nosso público interno em prol da população”, disse o subsecretário de Integração Institucional da Sesp, André Garcia. A entrega dos prêmios para as equipes vencedoras continua neste mês de maio e em junho. Os projetos premiados em 2007 foram: ‘Alerta Vermelho’ e ‘Mapa do Crime’, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); ‘Gestão Empresarial por Resultados’ e ‘Portal de Compras da Cesan’, da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan); ‘Defensoria Pública sobre Rodas Comunitária’, da Defensoria Pública; ‘Hortão Municipal Romildo Carletto’, da Prefeitura Municipal de Montanha; ‘Programa de Pagamento do Trabalhador Preso’, da Secretaria da Justiça (Sejus) e ‘Banco de Dados e Imagens Digitais de Exames Radiológicos’, do Hospital São Lucas. Projetos Premiados Alerta Vermelho - é um procedimento interno do Ciodes e tem como objetivo identificar as chamadas de emergência e encaminhar atendimento imediato. Isso possibilitou o aumento no número de prisões em flagrante realizadas pela Polícia Militar, já que o projeto privilegia ocorrências de qualquer natureza em andamento. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o tempo sugerido para atendimento de uma ocorrência é de 10 minutos. Hoje, o Ciodes atua com a marca de 7 minutos de resposta a um chamado. O recorde registrado de atendimento a uma ocorrência foi de apenas 58 segundos. “A redução da violência depende da nossa eficiência, e o Alerta Vermelho veio suprir essa nossa necessidade. Desde a sua criação conseguimos atingir uma meta que gira entre 7 e 8 minutos no nosso tempo resposta para um chamado da população. O Alerta Vermelho não parou de evoluir, e desde o prêmio Inoves ele já sofreu alterações. Hoje ele é um projeto que está inserido no sistema E-Bop, ou seja ele está sistematizado”, disse o chefe do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), Major Nylton Rodrigues. Mapa do Crime - Consiste em um sofisticado sistema de Tecnologia da Informação que possibilita o mapeamento dos locais e dos horários em que acontecem as ocorrências, por meio de informações que são obtidas no Ciodes e processadas no setor de estatística da Sesp – o Geac. De posse dessas informações, podem ser implementadas ações mais eficientes para o combate ao crime.