Selo Social, da Sejus, recebe kit multimídia do Prêmio Inoves

23/07/2013 05h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h13

O projeto “Selo Social” recebeu, nesta terça-feira (23), o kit multimídia pela vitória no Ciclo 2012 do Prêmio Inoves. O projeto é vencedor na categoria “Participação e Controle Social” e recebeu um desktop, um notebook e três tablets. O trabalho é desenvolvido por servidores da Secretária de Estado da Justiça (Sejus) e tem o objetivo de incentivar a oferta de vagas no mercado de trabalho para detentos.

A entrega dos equipamentos foi realizada na Sejus e contou com a participação do secretário do Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Aminthas Loureiro Júnior, do secretário de Estado da Justiça, Sérgio Alves Pereira, da subsecretária para Assuntos Administrativos, Maria de Lourdes Soares, da equipe responsável pelo projeto e da equipe organizadora do Inoves.

Para o secretário Aminthas, “este trabalho tem um grande diferencial, que é a ressocialização. Além de beneficiar os detentos, o projeto também atinge diretamente as famílias dos internos”. “O Selo Social enaltece a qualidade e a eficiência dos servidores da Sejus. É através deste projeto que nós estamos conseguindo reestruturar a vida dos detentos na sociedade”, enfatizou o secretário de Estado de Justiça, Sérgio Alves Pereira.

 

Projeto

Lançado em outubro de 2010, o “Selo Social – Ressocialização Pelo Trabalho” é um reconhecimento do Governo do Espírito Santo das empresas que contribuem para diminuir o problema da falta de vagas no mercado de trabalho para os detentos.

Em 2012, o projeto comemorou um aumento de 50% no número de internos em processo de ressocialização pelo trabalho e de 150% no número de empresas parceiras.

De acordo com a diretora de Ressocialização da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, “a equipe que trabalha neste projeto visa reconstruir o convívio dos detentos com a sociedade. E ser reconhecido pelo Inoves é saber que os esforços destes servidores têm levado resultado para o cidadão”.

O maior problema enfrentado pelo Núcleo do Trabalho da Sejus era conseguir sensibilizar mais empresas a se tornarem parceiras do Governo do Espírito Santo nas atividades de ressocialização de presos. Atualmente, 228 empresas são conveniadas à Sejus e empregam 1.998 detentos, tanto dentro quanto fora das unidades prisionais capixabas.

 

Ciclo 2013

Ciclo 2013 do Prêmio Inoves foi lançado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), no dia 20 de maio. Em sua 9ª edição, o Inoves continua estimulando, orientando e premiando iniciativas que evidenciam práticas inovadoras de gestão pública e resultados concretos para a sociedade capixaba.

Podem concorrer ao Inoves projetos desenvolvidos por servidores dos poderes Executivo Estadual e Municipal, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. As equipes vencedoras serão contempladas com o Troféu Inoves e um kit multimídia no valor de R$ 15 mil, composto por notebook, desktop e tablets. As inscrições poderão ser feitas, exclusivamente, por meio do site www.inoves.es.gov.br, até o dia 28 de julho.

 

O Inoves

Criado em 2005 pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Inoves tem como principal objetivo consolidar uma cultura empreendedora de gestão no contexto do serviço público capixaba.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, o Inoves é um programa que estimula, orienta e reconhece equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores no contexto da gestão pública capixaba, produzindo resultados que melhoram a qualidade de vida da sociedade.

O programa capixaba é referência nacional no tema inovação na gestão pública. Considerado por especialistas como um processo transformador, o Inoves movimenta servidores de todas as áreas do setor público na busca pela modernização da administração pública no Espírito Santo, por meio do estímulo à inovação aplicada às práticas de gestão.