Semifinalistas do Ciclo 2007 serão conhecidos nesta quinta (22).

20/11/2007 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h16

A etapa de avaliação será encerrada hoje (21), com a visitação técnica – in loco – de alguns projetos concorrentes. Antes, os trabalhos também foram avaliados individualmente e por consenso. A banca examinadora do Inoves, composta por 29 avaliadores, é a responsável pelas análises.

Pontuação

A pontuação atribuída a cada projeto baseia-se em seis critérios específicos: relevância social do tema e do objeto; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício. Cada projeto é analisado cuidadosamente pelos avaliadores para a definição das pontuações totais.

Segundo Manoel, “os examinadores tomam como base as descrições do relatório de gestão e, ainda, em informações complementares, como visitas a sites da internet, consultas a legislações específicas e bibliografias. Quando necessário, recorrem a visitas técnicas para a coleta de evidências objetivas e dados adicionais”. Os projetos considerados semifinalistas são aqueles que alcançarem nota final acima da média geral da escala de pontuação, com base na avaliação da banca. Dos semifinalistas, serão identificados os três mais bem pontuados em cada categoria e os oito projetos grandes vencedores do Ciclo 2007. Os trabalhos finalistas e os vencedores serão anunciados na noite de premiação e reconhecidos com o troféu Inoves.

No ciclo 2007, foram 120 projetos candidatos ao Prêmio Inoves. Desses, 115 foram considerados elegíveis e passaram por um longo processo de avaliação técnica, que resultou na definição de 87 semifinalistas. Premiação A solenidade de reconhecimento e premiação será realizada no dia 29 de novembro, às 19 horas, no Centro de Convenções de Vitória. “Preparamos uma grande cerimônia para nossos servidores inovadores”, adianta Manoel. Na cerimônia de premiação, os oito projetos vencedores do Ciclo 2007 serão revelados e premiados e todos os demais projetos participantes serão homenageados pelo Governo. Ciclo 2007 Segundo levantamento feito pela Coordenação do Prêmio, a quantidade de projetos inscritos para 2007 – 120 trabalhos – representa um aumento de 82% em relação aos trabalhos que participaram em 2006, e mais de 185% com relação ao primeiro Ciclo, em 2005. Além do troféu Inoves, o prêmio recebido pelas equipes vencedoras, antes no valor de R$ 4 mil, passa para R$ 7 mil, que deve ser aplicado no projeto premiado. A premiação será no dia 29 de novembro.

O Inoves tem como objetivo principal estimular a modernização da administração pública, reconhecendo formalmente os resultados alcançados por projetos desenvolvidos por equipes de trabalho, no contexto do serviço público estadual e municipal, que caracterizem práticas inovadoras de gestão.

O Prêmio foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em junho de 2005. São parceiros do Inoves: o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae), a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales).