Sessão solene celebra inovação na gestão pública

15/12/2016 12h40 - Atualizado em 05/11/2018 17h11

A Assembleia Legislativa realizou, na noite de quarta-feira (14), sessão solene em comemoração aos 12 anos do Inoves – o Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo.

 

Houve a premiação de autoridades, gestores e servidores que se destacam em ações inovadoras na prestação de serviços públicos no Estado. 

 

Os secretários de Estado de Educação, Saúde e Controle e Transparência, respectivamente Haroldo Rocha, Ricardo de Oliveira e Eugênio Coutinho, foram contemplados com a Comenda da Ordem do Mérito Loren Reno. 

 

Houve também a entrega de certificados com menção honrosa a equipes de servidores públicos e de técnicos do Inoves que empreenderam iniciativas inovadoras capazes de melhorar a prestação dos serviços públicos. 

 

Entre elas, equipes da Secretaria de Estado da Justiça/ Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes); Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Escola Estadual Antônio dos Santos Neves; Cesan; Secretaria de Estado de Educação, além das prefeituras de Vitória, Viana e Santa Maria de Jetibá.

 

A proponente da solene, deputada Luzia Toledo (PMDB), vice-presidente da Casa, afirmou que mais do que um prêmio, o Inoves se transformou numa eficiente política pública de desenvolvimento de ações de empreendedorismo e de inovações na máquina pública estadual. 

 

Desafios

 

O gerente do Inoves, Manoel Carlos de Lima, fez uma retrospectiva dos desafios que tiveram de ser vencidos ao longo dos 12 anos de existência da premiação. O primeiro obstáculo encontrado, segundo ele, foi mudar a cultura presente no serviço público, estimulando os gestores e servidores a desenvolverem nova mentalidade no sentido de criar possibilidades de avanços na prestação dos serviços públicos. 

 

Outro desafio, afirmou ele, foi estimular os gestores e servidores a aderirem ao Inoves, vencendo o medo e acreditando em uma nova era na máquina estatal. “Não temos como falar de inovação sem falarmos de sua fonte, que são as pessoas, com pensamentos múltiplos e visões diferentes”. 

 

Lima destacou que um dos principais aspectos positivos dos processos de inovação é o desenvolvimento do espírito solidário dos participantes, pois não se faz inovação sem trabalho em equipe.

 

“Somos mais de 40 profissionais que já prestaram mais de 17 mil horas voluntárias ao governo do Estado no desenvolvimento das ações do Inoves”. 

 

Ao falar em nome dos homenageados, o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, afirmou que o Inoves, além de reconhecer a importância das atitudes empreendedoras, exerce também o papel de estimular outros servidores a inovar. 

 

“Nunca houve uma época tão importante para inovar como agora. O Estado brasileiro é uma coisa antiga, ineficiente e travada. Só podemos mudar isso se houver criatividade dos servidores e gestores públicos no sentido de fazer diferente”. 

 

Professor nota 10 

 

Um dos destaques da solene foi o jovem educador Wemerson da Silva Nogueira, de 26 anos, que atua na Escola Estadual Antônio dos Santos Neves, localizada no município de Boa Esperança. 

 

Ele foi selecionado como um dos 50 melhores professores do mundo e é finalista do Global Teacher Prize, considerado o Prêmio Nobel da Educação. 

 

Segundo a organização do prêmio, Wemerson Nogueira foi escolhido entre milhares de candidatos de 179 países. O vencedor será anunciado em março do ano que vem, em Dubai, e receberá US$ 1 milhão.

 

Em 2014, o trabalho do professora capixaba já havia sido reconhecido com o prêmio Sedu Boas Práticas pela inovação em sala de aula. 

 

Além disso, os projetos ambientais de Wemerson Nogueira lhe renderam o Prêmio Educador Nota 10, entregue aos 10 melhores professores do Brasil. O projeto premiado intitula-se “Filtrando as águas do Rio Doce”. 

 

Ele desenvolveu com os alunos, em sala de aula, um filtro que diminui a concentração de metais pesados na água do Rio do Doce. O manancial foi contaminado pela lama de rejeitos de barragem da Samarco que se rompeu em novembro de 2015, em Mariana (MG), no maior desastre ambiental do país. 

 

Referência nacional

 

O Inoves é um programa do governo do Estado que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba. 

 

Por meio de ações de fomento, sensibilização, capacitação, orientação técnica, avaliação, reconhecimento e disseminação de práticas inovadoras de gestão, o Inoves contribui para a modernização da administração pública e para valorização do servidor.

 

Desde 2005, mais de 2 mil projetos concorreram ao Prêmio Inoves. Desses, 202 foram reconhecidos e ganharam expressão no Estado e no País, servindo de exemplo para outras iniciativas.