Última etapa do processo de avaliação do Ciclo 2007 termina na próxima quarta (21).
A banca examinadora do Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves) encerra, na próxima quarta-feira (21), a última fase do processo de avaliação do Ciclo 2007, que é a etapa de visitas a projetos para conhecer ‘in loco’ o desenvolvimento de alguns trabalhos concorrentes.
Encerrada a avaliação, serão divulgados os projetos que seguem na disputa pelo Prêmio Inoves. A visitação ocorre porque alguns relatórios de gestão deixam dúvidas quanto à interpretação de seus dados que acabam sendo substanciais para avaliação. “Em alguns casos, os avaliadores identificam que determinadas práticas descritas exigem comprovação no local ou demandam verificação de evidências objetivas. Por isso, nem todos os projetos concorrentes são visitados”, explica o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima.
Ainda de acordo com Manoel, o fato de receber a visita dos avaliadores não representa nenhum resultado em termos de classificação. "Nem todos os projetos visitados serão reconhecidos e também não quer dizer que aquele projeto que não for visitado não estará na reta final. É perfeitamente possível que um projeto candidato apresente um relatório de gestão tão minucioso, com descrições e dados tão esclarecedores, que não seja necessária a visitação", explicou.
A Banca Examinadora do Inoves, que se subdivide em equipes temáticas de avaliação, é responsável pela realização das visitas. A banca é composta por profissionais – voluntários - do serviço público, da iniciativa privada e da sociedade civil, com reconhecida atuação ou pesquisa em gestão, políticas públicas e sociais, também pesquisadores e especialistas na área de tecnologia da informação e comunicação e governo eletrônico.
Os projetos semifinalistas serão divulgados na quinta-feira (22). Os três finalistas em cada uma das oito categorias do prêmio e os grandes vencedores do Ciclo 2007 serão conhecidos no dia 29, durante a Cerimônia de Premiação, no Centro de Convenções de Vitória. Ciclo 2007 Segundo levantamento feito pela Coordenação do Prêmio, a quantidade de projetos inscritos para 2007 – 120 trabalhos – representa um aumento de 82% em relação aos trabalhos que participaram em 2006, e mais de 185% com relação ao primeiro Ciclo, em 2005. Além do troféu Inoves, o prêmio recebido pelas equipes vencedoras, antes no valor de R$ 4 mil, passa para R$ 7 mil, que deve ser aplicado no projeto premiado. A premiação será no dia 29 de novembro.
O Inoves tem como objetivo principal estimular a modernização da administração pública, reconhecendo formalmente os resultados alcançados por projetos desenvolvidos por equipes de trabalho, no contexto do serviço público estadual e municipal, que caracterizem práticas inovadoras de gestão.
O Prêmio foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em junho de 2005. São parceiros do Inoves: o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae), a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales).