Últimos dias para o término do prazo para inscrições no Ciclo 2006 Inoves
Faltam menos de 30 dias para o término do prazo para candidatura ao Prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo (Inoves), promovido pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Os projetos candidatos ao Ciclo 2006 devem ter, no mínimo, seis meses de implementação e apresentar resultados verificáveis, capazes de contribuir para a melhoria da administração pública.
Para inscrever um trabalho, a equipe responsável deve enviar a ficha de inscrição, devidamente preenchida, juntamente com o relatório de gestão, até o dia 01 de setembro, exclusivamente por meio deste site. Na ficha, será necessário indicar uma única categoria e tema ao qual o trabalho concorre. O relatório de gestão do projeto deve ser elaborado com base no roteiro específico que se encontra disponível no link “Roteiro” no site do Prêmio.
De acordo com Manoel Carlos Rocha Lima, coordenador do Inoves, “as descrições, no relatório, devem ser feitas cuidadosamente, contemplando os itens do roteiro e sem perder de vista os critérios de avaliação do Inoves, os quais devem ser tomados como referência para toda a narrativa”. Também podem ser acrescentados dados quantitativos, por meio de gráficos, tabelas e outros meios que expressem resultados. O relatório de gestão do projeto não deve ultrapassar o limite de 15 (quinze) páginas ou 35.000 (trinta e cinco mil) caracteres, incluindo os espaços, e deve ser apresentado em formato word (.doc) ou (.rtf), de acordo com o regulamento do Prêmio.
Diversas equipes têm procurado a coordenação executiva com objetivo de obter assessoria para enquadramento dos trabalhos nas categorias e temas do Prêmio e elaboração dos relatórios de gestão. A coordenação tem realizado também palestras em organizações públicas visando à sensibilização de gestores para a importância do reconhecimento das boas práticas de gestão no serviço público, bem como orientar para a candidatura ao Inoves.
Neste ano, projetos de diversos tipos e áreas de atuação deverão inscrever-se para o segundo ciclo de premiação, uma vez que os novos temas permitem maior possibilidade de enquadramento. Com a revisão das categorias do Inoves para o Ciclo 2006, o processo amplia as possibilidades de candidatura. “O nosso objetivo é permitir a participação cada vez maior de projetos de diversas áreas que estejam fazendo a diferença no setor público por meio do trabalho e comprometimento do servidor”, explica Manoel Carlos.
A análise dos relatórios começa no dia 04 de setembro e se estende até o dia 20 de outubro. Os projetos habilitados serão visitados pela banca examinadora no período de 23 de outubro a 11 de novembro para constatação de evidências objetivas e verificação de tópicos específicos, selecionados pelos avaliadores.
Os projetos classificados serão indicados para o reconhecimento, que ocorrerá em Cerimônia Especial de Premiação, no Teatro Carlos Gomes, dia 30 de novembro. O Inoves busca avaliar e reconhecer projetos desenvolvidos por equipes de trabalho no contexto do serviço público estadual e municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
As organizações e pessoas interessadas em obter material de divulgação do Prêmio, bem como exemplares da Revista Inoves/Ciclo 2005, poderão procurar a coordenação executiva (27-3381 3245 ou por meio do link “Fale com o Inoves”, neste site).